Terça-feira, 12 de dezembro de 2023 - 11h24
Aliar infraestrutura de qualidade e sustentável a ganhos sociais,
econômicos e logísticos. Essa premissa norteia o grupo de trabalho que debate
soluções e alternativas para a recuperação da BR-319/AM/RO. Conduzida nesta
segunda-feira (11) pelo secretário-executivo do Ministério dos Transportes,
George Santoro, a segunda reunião do GT reuniu acadêmicos da região, sociedade
civil e representantes do setor produtivo, do Parlamento e do Poder Público
local.
"É importante ouvir todos os envolvidos para que a gente chegue a
uma solução. Não se trata somente de um projeto de engenharia, mas de uma
gestão atenta à questão ambiental", ressaltou George Santoro, na abertura
do encontro. “Esse grupo de trabalho tem a finalidade de pensar propostas que
otimizem a infraestrutura da BR- 319. O objetivo é aliar a segurança viária ao
baixo impacto ambiental", completou a secretária nacional de Transporte
Rodoviário, Viviane Esse.
O público presente nesta tarde contribuiu com propostas e sugestões para
o projeto que analisa a pavimentação do trecho mais crítico da rodovia, o que
corresponde a quase 500 quilômetros. Única ligação
rodoviária entre as capitais do Amazonas, Manaus, e de Rondônia, Porto Velho, a
BR-319 interliga 22 municípios na Floresta Amazônica.
"Cerca de 300 mil moradores das cidades cortadas pela BR-319
aguardam a recuperação dessa rodovia há anos. Existe uma complexidade
ambiental, mas a rodovia não pode ficar abandonada. A gente acredita que esse
grupo de trabalho criado pelo Ministério dos Transportes vai contribuir para
acelerar o processo de revitalização da estrada", afirmou André Marsílio,
presidente da Associação Amigos da BR- 319, importante organização social da
região.
Ações emergenciais
Conforme o
secretário-executivo do Ministério dos Transportes, a crise de oxigênio em
Manaus, durante a pandemia da Covid-19, escancarou a situação crítica da
rodovia. A estrada foi utilizada como principal rota para o envio de insumos
médicos à capital amazonense, mas sua manutenção foi praticamente abandonada
nos últimos anos – no período chuvoso, de dezembro a maio, a BR-319 fica
intransitável.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),
em 10 anos, cerca de R$ 110 milhões foram gastos em estudos
ambientais para a realização da recuperação da rodovia. Reverter o quadro de
abandono é prioridade da atual gestão do Governo Federal. Para tanto, ao longo
deste ano, o DNIT aplicou mais de R$ 40 milhões somente
em obras emergenciais na BR-319.
"Nós estamos aprofundando o diálogo sobre a BR-319. Uma rodovia
fundamental para escoar a produção da região, alavancar o desenvolvimento, sem
deixar de lado a sustentabilidade", enfatizou o subsecretário de
Sustentabilidade, Cloves Benevides. "Teremos outras inúmeras reuniões para
chegar a um projeto adequado. Estamos abertos, essa é uma diretriz do
Ministério dos Transportes: pensar em estratégias ouvindo as comunidades",
assegurou.
Entidades presentes à reunião
· Centro da Indústria
do Estado do Amazonas
· OAB/AM
· Associações e ONGs
· Exército Brasileiro
· Funai/AM
· PRF
· Governo do Estado
do Amazonas
· Bancada federal e estadual do AM
Novas propostas e sugestões para a recuperação
sustentável da BR-319 podem ser enviadas para o e-mail gtbr319am@transportes܂gov܂br. Ao fim dos trabalhos, o grupo irá consolidar uma
nota técnica, que servirá como documento de referência, com encaminhamentos,
metas, sugestões de responsabilidades e de governança, prazos, custos e
indicação de tecnologias a serem adotadas no projeto da BR-319/AM/RO.
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