Sexta-feira, 22 de março de 2019 - 11h09
A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), informou que Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), aprovou o Projeto de lei 5560/16, que Institui a Política Nacional de Prevenção ao Suicídio, durante a sessão plenária desta quarta-feira, 20.
A deputada explicou ser coautora desta do projeto de lei por ser este um desdobramento de apenso de sua autoria a um projeto de lei originado no Senado, tratando do mesmo assunto, e que propunha a criação da Semana Nacional de Valorização da Vida, iniciativa esta que, inclusive, recebeu o reconhecimento e apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
O parecer favorável a esta matéria confirma a preocupação de Mariana Carvalho com o assustador aumento dos casos de suicídios no país.
Segundo levantamentos do Ministério da Saúde, divulgados no ano passado, o suicídio é a quarta maior causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos no Brasil.
No mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano, e o número estimado de pessoas que tentam se suicidar é 20 vezes maior em relação aos que conseguem efetivar o suicídio. Coincidentemente, estudos revelam que cerca de 90% dos suicídios poderiam ser evitados.
“É por isso que precisamos nos unir em torno desta questão, debatendo suas causas, buscando soluções, para ajudar a vida a seguir em frente”, comentou a parlamentar.
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação
Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r