Sexta-feira, 8 de agosto de 2008 - 08h39
Foram premiados, nesta quinta-feira (07), em Brasília, seis dos dez alunos vencedores do Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Programa Escolas-Irmãs, vinculado à Presidência da República. O tema do concurso era "Como a sociedade pode ajudar no combate à corrupção?". Cada aluno recebeu um computador portátil, doado pela Receita Federal.
A cerimônia de premiação aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença da coordenadora do Programa Escolas Irmãs, Rosângela Rossi, do assessor especial da Presidência da República, Selvino Heck, e do Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da CGU, Marcelo Stopanovisk Ribeiro.
O concurso foi realizado entre as escolas que participam do Programa Escolas-Irmãs, criado em 2003, pela Assessoria Especial de Mobilização Social da Presidência da República. Trata-se de um programa de inclusão social e de intercâmbio cultural e pedagógico entre escolas de diferentes realidades sociais e culturais, em todas as regiões do país e até do exterior.
Durante o concurso, foram mobilizados 320 professores e 10.028 alunos, desde a educação infantil até o ensino médio. Todas as escolas receberam da CGU material sobre prevenção e combate à corrupção, como vídeos, cartilhas e folders, que contribuíram para o debate sobre o tema em sala de aula e para a produção dos desenhos e redações. A comissão julgadora foi formada por representantes da CGU e das escolas-irmãs.
Dos seis alunos premiados agora, quatro residem no Distrito Federal e dois, no estado de Goiás. Os demais vencedores serão premiados nos estados onde moram (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul), em data ainda a ser definida.
Programa Escolas-Irmãs
O Programa Escolas-Irmãs visa à promoção da pessoa e à valorização da cidadania e da auto-estima de todos os envolvidos. Os professores compartilham materiais didáticos e os alunos criam novas amizades por meio de cartas. Esse fluxo constante permite aos educadores a reciclagem dos conhecimentos e incentiva, entre os estudantes, o hábito da leitura e da escrita. A relação de parceria entre as escolas-irmãs contribui ainda para minimizar as carências de materiais, de equipamentos didáticos e paradidáticos, promover a inclusão digital, melhorar as condições das bibliotecas escolares e da merenda.
Fonte: CGU
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação