Sábado, 20 de janeiro de 2007 - 17h00
Chuva inunda 2.500 casas no Sul e deve atingir Sudeste
Agência O Globo
RIO - A região metropolitana de Curitiba amanheceu debaixo de forte chuva neste sábado. A chuva começou na noite de sexta-feira e continuou por toda a madrugada. Em São José dos Pinhais, na região metropolitana, um rio que corta 17 bairros inundou mais de 2.500 casas, e um carro foi levado pela água.
Durante a inundação, os moradores viveram momentos de desespero. A água chegou próxima a janela da casa do auxiliar de produção Evandro Torres. No sábado, ele passou a manhã fazendo a limpeza.
- Trabalhar dois anos pra conseguir tudo, e de repente em minutos perder tudo é uma tristeza muito grande - disse.
Em 15 minutos, o rio que passa próximo ao bairro subiu um metro e meio. A força da água era tanta que em pouco instantes derrubou murros e invadiu as casas. Os moradores tiveram que fugir da enxurrada e não conseguiram salvar quase nada.
Segundo a Defesa Civil, não há desabrigados - porque a água baixou rapidamente, e os moradores preferiram não deixar as casas. Os prejuízos ainda não foram contabilizados.
A região central do Rio Grande do Sul também foi atingida por chuvas fortes na madrugada deste sábado. Em Caçapava do Sul, entre 1h e 10h, a precipitação acumulada foi superior a 40 milímetros. Em Santa Maria, a chuva registrada até o momento é de 20 milímetros.
Também choveu, mas em menor quantidade, em Rio Pardo, Alegrete, Rio Grande e Camaquã.
Em Porto Alegre, o total acumulado de chuva chegou a 10 milímetros na estação do Instituto Nacional de Meteorologia. A Defesa Civil do estado não registrou estragos.
Defesa Civil alerta para mais chuvas no fim de semana
Além do Paraná, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) alerta para a possibilidade de chuva forte também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Até domingo, o temporal deve chegar ao Sudeste e ao Centro-Oeste, atingindo Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
A Sedec não descarta a possibilidade de queda de granizo nos estados da região Sul. De acordo com a secretaria, em alguns momentos a chuva poderá vir acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km/hora em nove estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
Os moradores devem ficar atentos ao risco de deslizamento de barreiras.
A Sedec recomenda atenção redobrada nas áreas de encostas e morros dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, pois devido as freqüentes chuvas o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamento.
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)