Quarta-feira, 15 de março de 2017 - 14h58
Ceará 247 - Em dia de mobilização nacional contra as propostas de reformas da Previdência e trabalhista, em que manifestantes tomam as ruas em quase todos os estados do País, o ex-ministro e pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) criticou a proposta do governo Michel Temer em vídeo publicado nas redes sociais.
Ciro alerta que a proposta como está não toca nos privilégios e que “parte de um conceito errado de que o problema é a despesa". “Se a gente segregar hoje o que a Previdência arrecada, contribuição social sobre o lucro líquido, PIS, Cofins, contribuição patronal, contribuição dos trabalhadores, do setor público, a previdência do setor privado, o regime geral, mais do que paga todas as despesas”, explica.
"O problema não é a despesa. As distorções estão, de um lado, na receita, porque a informalidade, quase metade da economia, não contribui com nada, assim como novos meios de produção automotivos, com robôs”, acrescenta.
“O buraco na previdência hoje são as aposentadorias precoces dos políticos, da magistratura, do Ministério Público, aposentadorias especiais, pensões etc de alguns setores da sociedade”, diz ainda o ex-ministro.
Ciro reforça também a necessidade de discutir determinadas diferenciações por profissão. “Alguém que nasce, trabalha e vive no semi-árido não tem uma expectativa de vida que chegue aos 65 anos mínimos que a reforma está propondo. Enquanto isso, os trabalhadores de escritório, como eu, ficam sendo tratados de igual para igual com um operário da construção civil, um servente de pedreiro. Não me parece que isso seja razoável”, avalia.
No vídeo, ele defende ainda um novo sistema público para a previdência, de capitalização, em que as categorias estão diferencias. Assista acima.
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação