Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

CNJ vai instaurar procedimento para analisar situação da Justiça no Espírito Santo



Ana Luiza Zenker
Agência Brasil

Brasília - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai abrir um processo para analisar a situação do Judiciário no Espírito Santo. Segundo nota divulgada hoje (11), a Corregedoria Nacional de Justiça vai analisar as infrações disciplinares cometidas pelos magistrados acusados de crimes contra a administração pública, entre eles nepotismo, no inquérito que corre em segredo de justiça no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A medida, confirmada pelo ministro Gilson Dipp, é motivada pela prisão, pela Polícia Federal, do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), Frederico Guilherme Pimentel, além do juiz Frederico Luís Schaider Pimentel, outros dois desembargadores e uma servidora do tribunal.

De acordo com o CNJ, as investigações concluídas pelo STJ serão encaminhadas ao conselho nos próximos dias. Além disso, Dipp disse, por meio da sua assessoria, que os atos do TJ-ES, que afastou Frederico Guilherme Pimentel da presidência, não vão influenciar as ações da corregedoria do CNJ.

Gilson Dipp não deve falar com a imprensa antes de ter mais informações sobre o caso e até que o processo seja instaurado no conselho.

Na última terça-feira, a PF prendeu os magistrados, advogados e uma servidora do TJ-ES por ordem da ministra do STJ Laurita Vaz, relatora do inquérito que investiga o envolvimento dos acusados em crimes contra a administração pública e a Justiça. A ministra também expediu 24 mandados de busca e apreensão.

De acordo com nota da Polícia Federal, durante a operação também foi preso, em flagrante, um membro do Ministério Público Estadual, por posse de armas de fogo e munição de calibre restrito. A investigação corre em segredo de Justiça desde abril deste ano. O delito apurado consiste, basicamente, no patrocínio e intermediação de interesses particulares no TJ-ES.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)