Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

CNT/Sensus: Voto está decidido para quase 60% dos eleitores



Popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atinge níveis recordes

Quase 60% dos eleitores brasileiros já decidiram em quem vão votar nas próximas eleições. Foi o que revelou uma pesquisa divulgada nesta segunda, dia 22, pelo Instituto Sensus. O levantamento, encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), foi feito entre os dias 15 e 19, em 136 cidades. Duas mil pessoas foram ouvidas.

O voto já está definido para 59,8% dos eleitores entrevistados. Outros 17% dizem ter preferência, mas aditem a possibilidade de mudança e 18,9% ainda não definiram candidato. O primeiro turno das eleições está marcado para o próximo dia 5 de outubro e o segundo, para o dia 26.

A pesquisa CNT/Sensus manteve a tendência de alta na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação positiva está 68,8% (em abril, estava em 57,5%) e a negativa, em 6,8% (contra 11,3% em abril). O desempenho pessoal do presidente tem aprovação de 77,7% (contra 69,3% de abril) e reprovação de 16,6% (contra 26,1% em abril).

É o maior índice de popularidade de um governante brasileiro desde o início da pesquisa, que, nesta segunda, chegou à 93ª edição. O levantamento atribui os bons índices à situação da economia, ao discurso direto que o presidente tem para a população e aos programas sociais implantados pelo governo federal.

Com a popularidade em alta, Lula também transfere votos, de acordo com a pesquisa CNT/Sensus. Tanto que 44,1% dos entrevistados disseram que apoiariam o candidato a prefeito indicado pelo presidente. Outros 30,9% disseram apoiar apenas se conhecessem o candidato.

Boa parte dessa preferência pode ser explicada pela percepção dos brasileiros em relação aos programas sociais do governo. Eles são conhecidos por 65,6% dos brasileiros e 75,3% afirmam que votariam em candidatos apoiados pelo governo para garantir a continuidade dos programas.

Quando a relação de preferência de voto é dos candidatos a prefeito com os governadores de Estado, o índice de apoio cai para 37,4%.

Para 47,8% dos entrevistados, a administração dos governadores é Ótima ou Boa; para 33,8%, Regular, e para 15,9%, Ruim ou Péssima. As administrações municipais receberam avaliação Ótima ou Boa por 48,2% dos entrevistados; Regular por 25,8% e Ruim ou Péssima por 23,3%.

Economia e qualidade de vida

Ainda segundo a pesquisa CNT/Sensus, na opinião de 61,5% dos entrevistados, a qualidade de vida melhorou no Brasil. Para 25,8% está igual e para 11,6%, pior.

Mas a inflação não passou desapercebida. Para 81,1% os preços de produtos e serviços no Brasil aumentaram em 2008, e esse aumento foi mais sentido nos alimentos, segundo 69,2% dos entrevistados.

O poder de compra do Salário Mínimo na administração Lula é maior que em governos anteriores, de acordo com 58,1% dos entrevistados.

Fonte: CNT/Sensus

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)