Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

COMBATE A CORRUPÇÃO: Procurador destaca importância da sociedade




O procurador regional federal da 5ª Região, Ricardo Barroso, afirmou nessa terça-feira (09/12), durante comemoração do Dia Internacional de Combate à Corrupção, que uma das grandes dificuldades da AGU no combate à corrupção é tomar conhecimento dos fatos no momento em que eles ocorrem, por isso, os cidadãos devem denunciar maus gestores do dinheiro público e corruptos.

"Para isso é fundamental o papel da sociedade. Em algumas ações para responsabilização de maus gestores e para a recuperação do patrimônio público, já se passou tanto tempo que muitas vezes é incerta a execução das condenações.", destacou. Ricardo Barroso observou ainda que esse tipo de evento é importante porque facilita o trabalho dos órgãos fiscalizadores.

A comemoração foi realizada pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco, integrado pela Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5) e outras instituições, como a Controladoria-Geral da União e do estado, o Ministério Público Federal, Estadual e do Trabalho. Uma das propostas do Fórum é reunir vereadores dos municípios do estado para torná-los agentes fiscalizadores do dinheiro público.

O evento aconteceu durante toda terça-feira na Faculdade Maurício de Nassau e foi aberto ao público em geral. A programação incluiu a apresentação dos objetivos do Fórum, palestras sobre a importância da transparência das contas públicas, e apresentações culturais, tudo em prol de uma campanha para incentivar a sociedade a fiscalizar a administração pública.

Também esteve presente na comemoração a procuradora federal Márcia Bezerra, integrante do Serviço de Cobrança e Recuperação de Créditos da PRF5.

Fonte: Ascom/Procuradoria Geral  da União

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)