Quarta-feira, 8 de março de 2017 - 07h26
Violência contra mulheres, um problema antigo e sem fronteiras. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde, 35% das mulheres em todo o mundo já sofreram algum tipo de violência física e/ou sexual. No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos e os agressores muitas vezes estão dentro de casa.
Conforme levantamento realizado pela Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Disque 180), em mais de 60% dos casos atendidos o agressor tem ou teve algum vínculo afetivo com a vítima. Em Rondônia, ainda como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, será realizada mobilização pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher, no próximo dia 18, com concentração às 7h na avenida Tiradentes com a avenida Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho.
A iniciativa é do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/RO) em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) que busca conscientizar a sociedade para o enfrentamento desse problema.
‘‘Convidamos mulheres de diversos movimentos e segmentos da sociedade para juntas darmos visibilidade para as políticas de violência contra a mulher e o empoderamento da mulher no mercado de trabalho. Também vamos aproveitar a marcha para conscientizar a população sobre seus direitos’’, afirmou a gerente de Politicas Públicas para Mulheres da Seas e membro do CEDM/RO, Ana Paula Lemos.
A marcha faz parte da programação do 1º Encontro Estadual de Mulheres em Ação. Após percorrer as avenidas Tiradentes, Rio Madeira e Calama, as atividades em homenagem às mulheres terão continuidade no Parque da Cidade com oficinas, palestras, Justiça Rápida, cursos de maquiagem e salão de beleza, testes rápidos, sorteio de brindes e outros serviços oferecidos por parceiros. Bandas gospel locais farão o encerramento do encontro.
Ana Paula aponta que em Rondônia as políticas públicas para mulheres têm avançado. Um exemplo disso são as unidades móveis (ônibus lilás) direcionados à Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no Campo, Floresta e Águas.
‘‘Nós temos uma equipe multidisciplinar que inclui assistente social, psicóloga e assessoria jurídica para atender às mulheres do campo e da floresta que têm seus direitos violados e possuem dificuldade de chegar até os centros das cidades para receber o atendimento adequado. A Seas e a Gerente de Politicas Públicas para Mulheres têm desenvolvido um trabalho excelente. Atendemos muitas demandas e encaminhando para os órgãos competentes’’, disse a gerente.
Fortalecer as políticas públicas para as mulheres. Essa é uma missão que a Seas tem se empenhando em realizar no estado. ‘‘Falta muito ainda, mas nós estamos trabalhando com ações e projetos que venham mudar essa situação em que as mulheres encontram dificuldade de se empoderar mais na política e de terem seus direitos garantidos porque os direitos à igualdade não estão sendo usados da maneira que é para serem usados. As mulheres têm sido violadas’’, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
7h – Marcha: Passeatas e carreatas da população pelo fim da Violência Doméstica e Familiar contra Mulher e Não à Pedofilia;
– Chegada das caravanas de todos os municípios do estado;
– Concentração na avenida Tiradentes c/a Governador Jorge Teixeira (ao lado da Havan)
– Percurso do caminho: Saída da av. Tiradentes, seguindo à direita pela avenida Rio Madeira, virando à esquerda pela Calama;
– Chegada ao local do Evento/Parque da Cidade, às 10h.
12h – Estandes: Oficinas, Palestras, Justiça Rápida, Cursos rápidos de maquiagem e salão de beleza, Emissão de documentos, Teste rápidos: aferição de pressão, diabetes, Exames de preventivos do colo de útero e câncer de mama, Entrega dos resultados de exames, Distribuição de Materiais, Sorteio de brindes e kits de produtos cosméticos.
18h – Apresentação de cantores e bandas das igrejas Católica e Evangélicas locais.
Leia mais:
Ônibus Lilás vai levar atendimento a mulheres vítimas de violência no campo; confira itinerário
Aumenta participação da mulher no setor produtivo rural em Rondônia
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Secom - Governo de Rondônia
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação