Sexta-feira, 28 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Delegados reagem ao plano Temer para interferir na PF


Delegados reagem ao plano Temer para interferir na PF  - Gente de Opinião

247 - Começou a reação ao plano de Michel Temer de interferir na Polícia Federal e, consequentemente, esfriar as investigações da Operação Lava Jato. Neste domingo, Temer anunciou que o Torquato Jardim passa a comandar o Ministério da Justiça. O novo ministro é tido como capaz de fazer mudanças na PF. O comentarista da GloboNews, Gerson Camarotti, afirmou que até o diretor-geral da PF, Leandro Daiello pode perder o cargo.

Neste domingo, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) afirmou em nota que viu com "preocupação" a troca no comando do Ministério da Justiça.

De acordo com a ADPF, qualquer mudança no comando do Ministério da Justiça "gera preocupação e incerteza sobre a possibilidade de interferências no trabalho realizado pela Polícia Federal".

"Os delegados de Policia Federal foram surpreendidos com a notícia da substituição, até mesmo porque desconhecem qualquer proposta de Torquato Jardim para a pasta", afirma a associação na nota.

"Além da autonomia, também é essencial que seja instituído o mandato para diretor geral da PF, de modo que mudanças de governo ou de governantes não reflitam em interferências políticas, cortes de recursos e de investimentos que prejudiquem as ações da Polícia Federal", concluem.

Ministro fraco

Osmar Serraglio, que agora vai assumir a pasta da Transparência, era considerado nos bastidores um ministro fraco e sem pulso para interferir na Polícia Federal. Por isso, perdeu a vaga para Torquato Jardim.

Veja abaixo a nota da ADPF:

Nota à imprensa

Delegados Federais veem com preocupação troca de ministro da Justiça

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), vem a público demonstrar preocupação com a notícia da substituição, neste domingo, dia 28, do Ministro Osmar Serraglio pelo Ministro Torquato Jardim para ocupar o cargo de ministro da Justiça.

Os Delegados de Policia Federal foram surpreendidos com a notícia da substituição, até mesmo porque desconhecem qualquer proposta de Torquato Jardim para a pasta. É natural que qualquer mudança no comando do Ministério da Justiça gera preocupação e incerteza sobre a possibilidade de interferências no trabalho realizado pela Polícia Federal.

Para resolver esta situação e evitar dúvidas, é fundamental que seja logo aprovada, no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412/2009, que garante a autonomia funcional, administrativa e orçamentária à Polícia Federal.

Além da autonomia, também é essencial que seja instituído o mandato para diretor geral da PF, de modo que mudanças de governo ou de governantes não reflitam em interferências políticas, cortes de recursos e de investimentos que prejudiquem as ações da Polícia Federal.

Carlos Eduardo Sobral

Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Policia Federal - ADPF

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de março de 2025 | Porto Velho (RO)