Terça-feira, 1 de julho de 2008 - 22h25
Levantamento feito por pelo Instuto de Defesa do Consumidor (Idec), em São Paulo, mostra que é muito fácil diminuir em até 15% a conta de luz. Para isso, basta desligar os aparelhos eletroeletrônicos que não estão em uso mas é preciso desligar de verdade.
Os mais modernos aparelhos de som até se despedem quando alguém desliga, mas a luz vermelha não vai embora. A luz vermelha indica o 'stand-by', que é o modo de espera: o aparelho fica pronto para ligar na hora que você quiser, explica Lisa Gunn, coordenadora executiva do Idec. Esse conforto tem um preço, que é o consumo alto de energia."
De acordo com o Idec, os aparelhos em stand by são responsáveis por até 15% do valor da conta de luz. Um DVD funcionando duas horas por dia consome, no mês, 0,51 kWh; pelo período em que ele fica no modo de espera, gasta 0,67 kWh. Um conversor de TV por assinatura ligado quatro horas por dia tem consumo mensal de 1,38 kWh e mais 5,52 kWh pelo tempo em "stand-by".
Junto todos os gastos com o "stand-by", o instituto afirma que eles equivalem a aproximadamente 15% do consumo mensal de uma família.
Botão certo
Economizar, às vezes, é só uma questão de apertar o botão certo. Por exemplo: a TV desligada pelo controle remoto gasta energia. Recomenda-se desligar diretamente na televisão, para eliminar o modo de espera, explica a coordeandor do Idec.
Mas nem sempre o aparelho tem uma chave geral, como é o caso do microondas. Mesmo não estando em uso, ele continua consumindo energia, por causa do relógio, diz Lisa. A gente não pode ficar desligando toda hora porque isso compromete a vida útil do aparelho, mas a gente recomenda tirar da tomada se o consumidor for ficar muito tempo sem usar."
Dentro de um mês, todos os televisores convencionais deverão trazer na embalagem um selo do Inmetro informando o gasto de eletricidade no modo de espera. Além de ajudar o consumidor na hora de comprar, o selo deve levar os fabricantes a reduzir esse consumo de energia.
Fonte: G1
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação