Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Dilma diz que não é refém de aliados no Congresso Nacional


A presidente Dilma Rousseff disse não se sentir refém dos aliados do governo, em entrevista exibida neste domingo pelo programa "Fantástico", da rede Globo. Ela também negou, mais uma vez, ter promovido uma faxina contra a corrupção, dizendo entender que o termo passa a ideia de que é simples acabar com o problema.

Sobre a relação com aliados, a presidente afirmou que sua base no governo é composta de "pessoas de bem" e que é preciso "ter muito cuidado no Brasil para a gente não demonizar a política".

Ao ser questionada sobre como evitar a política do "toma lá, dá cá" na relação com as bancadas, a presidente respondeu: "Não dei nada a ninguém que eu não quisesse. Montamos um governo de composição. Caso não seja de composição, não conseguimos governar".

A presidente falou também sobre ações de combate à corrupção, e explicou por que evita falar em faxina. "Acho a palavra errada, porque faxina você faz às 6h da manhã, e às 8h ela acabou. Atividade de controle do gasto público, na atividade presidencial, jamais se encerra."

Quando a apresentadora Patrícia Poeta pergunta os motivos de o PT não ter conseguido acabar com a corrupção mesmo depois de oito anos e oito meses no governo, a presidente usa a mesma fórmula: "É por isso que não é faxina. Você não acaba com a corrupção de uma vez por todas. Você torna ela cada vez mais difícil".

TAXA DE JUROS

Na entrevista, exibida por cerca de 20 minutos em dois blocos do programa, Dilma falou também sobre a recente decisão do Banco Central de reduzir a taxa de juros em meio ponto, o que foi visto por muitos críticos como um sinal de interferência do governo federal nas decisões do banco, colocando em risco o controle da inflação.

"Nós não fazemos isso [interferir nas decisões do BC]. O que dissemos naquela oportunidade [antes da decisão] é que a crise econômica internacional, quando se aprofundou ali por agosto, criou uma nova conjuntura internacional. É esta conjuntura que cria a diferença, e não nós interferindo no Banco Central", afirmou durante a entrevista.

A redução dos impostos para micro e pequenas empresas está entre as duas maiores conquistas de seu governo, segundo a presidente. A principal, diz, foi a distribuição de remédios gratuitos.

No primeiro bloco da entrevista, a presidente falou de assuntos amenos, como a rotina no Palácio do Planalto, suas preferências culinárias e a relação com o neto, que completou um ano de idade na última semana. "Ué, faço tudo que toda avó faz. Tudo. É um papel fantástico. É mãe com açúcar."

Ela respondeu ainda a questionamentos sobre sua saúde, e falou sobre o câncer, doença que enfrentou em 2009. "A questão do câncer é hoje uma questão resolvida quando você consegue detectar cedo. Se as pessoas fazem prevenção, têm condições de detectar e tratar. Foi o que aconteceu comigo."


Fonte: Folha Online
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)