Segunda-feira, 8 de dezembro de 2008 - 19h48
Os dirigentes da Advocacia-Geral da União (AGU) Rafaelo Abritta e André Luiz de Almeida Mendonça ministraram palestras sobre o papel da advocacia pública no combate à corrupção, durante o V Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção na Administração Pública, realizado na última semana, em Brasília (DF).
O diretor do Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa (DPP), André Luiz de Almeida Mendonça, apresentou a palestra A atuação da AGU no Combate à Corrupção.
Dividida em três tópicos, a palestra teve como objetivo trazer à luz ensinamentos filosóficos e históricos sobre a corrupção; posicionar a AGU dentro do contexto social, político e jurídico no qual está inserida; e discutir as formas possíveis de atuação da AGU no combate à corrupção.
André Mendonça destacou a atuação da força-tarefa da Procuradoria-Geral da União (PGU) criada para propor ações judiciais a fim de recuperar valores desviados e condenar agentes públicos às penalidades relativas à improbidade.
O combate à corrupção depende de instituições fortes, dentre as quais se destaca a AGU, já que a democracia não pode subsistir em uma sociedade que desrespeita as leis e despreza as instituições, declarou.
Já o diretor do Departamento de Assuntos Extrajudiciais da Advocacia-Geral da União (Deaex), Rafaelo Abritta, proferiu a palestra A AGU e o Tribunal de Contas da União (TCU) Parceria Contra Práticas Desviantes de Recursos Públicos.
Ele destacou que a AGU, ao definir as orientações normativas para os advogados públicos nas ações de licitações, criando soluções jurídicas para a Administração Federal Direta, constrói um caminho seguro para a interpretação da TCU. Essa junção de forças permite a realização de auditoria das contas públicas e de orientação dos gestores públicos, no combate a essas práticas ilícitas, afirmou.
Fonte: AGU
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação