Terça-feira, 21 de novembro de 2017 - 17h26
SP 247 - Levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) de São Paulo revela que mais de R$ 600 milhões em doações recebidas pela prefeitura não passaram de anúncios feitos por João Doria (PSDB). De acordo com o documento, o tucano divulgou desde o início de seu mandato R$ 666 milhões em doações feitas por diversas empresas à cidade, mas até outubro último somente 8,8% das doações saíram do papel.
As doações da iniciativa privada são uma das marcas de João Doria na prefeitura da capital. O tucano exibe diversos vídeos nas redes sociais ao lado de executivos, divulgando mais uma 'boa ação' dos empresários.
Porém, segundo o vice-presidente do TCM, Maurício Faria, a maior parte dos anúncios feitos pela prefeitura não foi concretizada.
A prefeitura contestou o valor e informou à Globo News que as doações efetivadas equivalem a 68%. "Parte destas, 9% do total, já tiveram seus contratos concluídos. As demais efetivadas estão em processamento, mas já recebidas total ou parcialmente", informou a prefeitura em nota.
Mas as diferenças entre os números do tribunal e de Dória chamam atenção. Para Marco Antonio Teixeira, professor de gestão pública da Fundação Getúlio Vargas, o tucano precisa se explicar.
"A prefeitura tem que dar explicação, porque não pode anunciar uma expectativa que lá na frente não vai se efetivar. Então talvez aí é preciso ter ainda mais transparência e segurança naquilo que se discute com os possíveis doadores, porque você não pode criar pro cidadão uma expectativa que depois o doador não vai cumprir e obviamente que o prefeito tem aí feito muitas movimentações nas mídias sociais, tem inclusive divulgado aí muitos doadores, ele acaba expondo a sua imagem enquanto gestor da cidade pra algo que de certa forma não se materializa da forma que a Prefeitura desejava e que a cidade esperava", diz o professor.
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação
Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r