Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Governo diz que pesquisas mostram que Bolsa Família não cria dependência


Carolina Brígido - Agência O Globo

- Os dados que a gente tem não apontam esse tipo de dependência. Se os benefícios fossem extintos, praticamente dobraria o número de indigentes. Segundo o Ipea, 70% dos beneficiários têm trabalho. Desses 70%, apenas 15% têm carteira assinada. Os demais ocupam trabalho precário e de baixa remuneração. Pesquisas do ministério têm apontado que programas de transferência de renda acrescentam na renda da família entre 25% e 30%. Isso significa que elas têm atividade produtiva - disse.

Lúcia Modesto admitiu que o ministério tem identificado casos em que as mães preferem ficar em casa cuidando dos filhos porque o salário que ganhariam no trabalho é muito baixo. Segundo ela, no entanto, isso só acontece em regiões em que o trabalho é extremamente precário.

- Alguns casos temos acompanhado. Mãe com 4 filhos e recebe R$ 95 do Bolsa Família. Muitas vezes ela prefere ficar em casa cuidando dos filhos do que sair para ganhar R$ 3 por dia para trabalhar. Isso acontece em locais em que o trabalho é mais precário. Ou seja, não haveria risco de "viciar" os beneficiários, como disse o religioso.

Lúcia Modesto disse ainda que o ministro Patrus Ananias tem contato constante com a Igreja e que, se existe crítica, ela deve ser encaminhada à pasta. Lúcia frisou ainda que o programa não se resume a transferir renda.

- Opiniões são sempre bem-vindas para melhorar o programa. O Bolsa Família não é só transferência de renda. Tem também o acompanhamento de saúde e educação das crianças e inclusão produtiva das famílias. Para isso, essas famílias precisam ter um mínimo de capital para serem inseridas no mercado de trabalho. Condições mínimas de educação. O programa não é só dar dinheiro para a família e achar que está tudo resolvido.

Críticas falam em 'acomodação' e 'empanzinamento'

Em entrevista coletiva organizada pela CNBB, Dom Aldo fez duras críticas ao programa Bolsa Família. Para o religioso, da forma como está sendo administrado pelo governo, o programa é assistencialista e acaba levando o beneficiário a se acomodar.

- Não estamos muito satisfeitos com o programa como está. No Nordeste existem pessoas que não querem trabalhar porque se contentam com o mínimo. As pessoas precisam ser inseridas no mundo do trabalho. A capacitação não pode ser só pelas universidades, mas é preciso investir em educação profissionalizante para os trabalhos. Do modo como está sendo levado, (o Bolsa Família) é um programa assistencialista que vicia. É só uma ajuda pessoal familiar. O povo tem que se organizar. Do jeito como está, levou à acomodação e ao empanzinamento - criticou Dom Aldo Pagotto.

Perguntado se a posição de Dom Aldo Pagotto era a mesma da CNBB, o presidente da entidade, dom Geraldo Magela, afirmou que o bispo também falava pela conferência.

Na entrevista, a CNBB anunciou ainda que pretende propor a realização de um plebiscito sobre a privatização da Vale do Rio Doce. Dom Geraldo elogiou a atuação de Lula da campanha eleitoral, quando o petista incluiu na campanha a discussão sobre as privatizações. O bispo acrescentou que esse assunto não pode ficar restrito à campanha. Tem que voltar a ser debatido em 2007.

Leia também: CNBB diz que Bolsa Família é 'assistencialista' e 'vicia'

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)