Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Governo estuda militarizar fronteira com a Venezuela


Governo estuda militarizar fronteira com a Venezuela - Gente de Opinião

247 - Reportagem do jornal argentino Clarín aponta nesta quarta-feira 9 que o governo de Michel Temer estuda militarizar a fronteira do Brasil com a Venezuela.

O texto destaca o pedido feito pelo governo de Roraima nesta terça-feira 8 a Temer para que haja reforço das Forças Armadas e da Polícia Federal na fronteira com o país vizinho, por onde já passaram cerca de 30 mil venezuelanos de forma ilegal, segundo dados do Estado.

A matéria diz que Temer tem em sua mesa um pedido da governadora Suely Campos para que assine um decreto a fim de restabelecer a "Lei e a Ordem" na região, com 3.500 homens fazendo patrulhamento na fronteira.

A reportagem destaca ainda a "forte disputa" que Temer mantém com o governo de Nicolás Maduro e lembra que o chanceler brasileiro, Aloysio Nunes, chamou o governo vizinho de "ditadura".
 

Leia mais sobre o pedido de Roraima na reportagem da Agência Brasil:

Roraima pede reforço na segurança da fronteira com Venezuela

Por Graziele Bezerra - A governadora de Roraima Suely Campos encaminhou um ofício solicitando ao governo federal o envio de militares das forças armadas e de policiais federais para reforçar a segurança dos mais de dois mil quilômetros da fronteira do Brasil com a Venezuela.

Um relatório elaborado pelas forças de segurança do Estado revela a necessidade do emprego das Forças Armadas no patrulhamento de toda a extensão do município de Pacaraima, que faz fronteira seca com a Venezuela.

Nesta área, segundo o documento, existem diversas vias de acesso clandestinas utilizadas como rota de tráfico de drogas, de pessoas e de armas pesadas.

A preocupação aumenta nesse contexto de agravamento da crise no país vizinho e crescimento no número de crimes transfronteiriços na região.

O governo local também quer aumentar o efetivo de agentes e delegados na Delegacia de Polícia Federal em Pacaraima, para dar rapidez ao encaminhamento dos pedidos de refúgio e às investigações de crimes praticados por imigrantes na faixa de fronteira.

Suely Campos pede ainda a reativação do Programa Sentinela, que mantinha agentes federais no Posto de Fiscalização de Jundiá, na divisa com o Amazonas, na BR 174.

A rodovia liga os dois estados e é utilizada como corredor do tráfico de drogas e de armas que entram pela fronteira.

O efetivo do exército em Roraima é de 3.500 homens que poderão fazer o patrulhamento da fronteira, caso haja a determinação presidencial.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)