Domingo, 14 de janeiro de 2007 - 08h26
O curso de "Introdução à Ciência Política", ministrado pelo consultor e cientista político Octaciano Nogueira Filho, em 2006, na Universidade do Legislativo (Unilegis), está à disposição do público na Internet. São dez videoaulas de cerca de 20 minutos cada uma. Para acessá-las, o internauta deve ter instalado em seu computador o programa Windows Media Player. Foi publicado também um livro, de 261 páginas, que pode ser igualmente adquirido por meio da Internet, ao preço de R$ 10 (para adquiri-lo, clique aqui).
Em forma de entrevista, as videoaulas tratam dos seguintes temas: a distinção entre Ciência Política e Filosofia Política; as instituições políticas (governo, formas de governo, partidos, grupos de pressão e interesses); influências, poder e autoridade, processos de formulação (processos de tomada de decisões e formulação de políticas públicas); fins da política (opinião, informação e conhecimento e participação) e sistemas eleitorais (realidade brasileira, reforma política, sistemas majoritários, sistemas proporcionais).
De acordo com a coordenação do Unilegis, em 2007 devem ser lançados outros três livros sobre o tema: Introdução à Filosofia Política; Sistemas Políticos e o Modelo Brasileiro; e Vocabulário Político. Grande parte do conteúdo deles já está contida nas 10 videoaulas. Novos cursos também deverão ser ministrados pelo professor Octaciano Nogueira no segundo semestre. Na página do Unilegis pode ser acessadas, também na forma de vídeo, palestras ministradas em 2006 sobre Regras Eleitorais e Pesquisas de Opinião.
Processo Legislativo
A diferença entre Legislatura (período de quatro anos de funcionamento do Congresso) e Sessão Legislativa (período anual de trabalho da Câmara e do Senado, de 02 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro) é o assunto de abertura do Curso de Processo Legislativo que está na página da Internet do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Em 19 videoaulas, profissionais que trabalham no Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal ou estão estudando para concurso público podem ter acesso a informações repassadas de forma simples e com exemplos práticos sobre a tramitação das leis e o funcionamento do Congresso Nacional.
Estão também à disposição do público, como parte do Programa de Educação à Distância do ILB, vídeos sobre os seguintes temas: Orçamento Público (20 aulas); Licitações (10); Conexão Mundo (40), que trata de assuntos como relações internacionais, Nazismo, terrorismo e escassez de água; Histórias do Brasil (9); Sua Excelência a Ética (01); Política e Poética ( 6); Cinema Novo ( 01); e Canal do Município (13).
Nas videoaulas sobre a história do Brasil, o internauta poderá conhecer um pouco sobre a guerra de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro no interior da Bahia e relatada por Euclides da Cunha no livro Os Sertões; e a Revolta da Vacina, ocorrida em 1903 no Rio de Janeiro, quando o diretor-geral de saúde pública do estado à época, Oswaldo Cruz, obrigou toda a população a ser vacinada à força contra varíola, peste e febre amarela.
Há informações ainda sobre a história da caricatura no país, cuja primeira publicação saiu em 1837 e consagrou nomes como Millôr Fernandes, Jaguar e Ziraldo, além de aulas sobre Santos Dumont, "o pai da aviação"; e sobre a Semana da Arte Moderna de 1922, entre outros marcos na vida do país.
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação
Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r