Quarta-feira, 25 de junho de 2008 - 16h17
O Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, deputado Eduardo Valverde(PT/RO), recebeu nesta quarta-feira(25), lideranças tribais indígenas Terena , que pediram o apoio da Frente para que não deixe entrar na pauta da Câmara, o Projeto de Decreto Legislativo(PDC nº70/07), que visa suspender a validade da Portaria 791/07, do Ministério da Justiça, que transferiu para a tribo Terena a posse de 36.288 hectares de terras entre os municípios de Aquidauana e Miranda, no Mato Grosso do Sul.
De acordo com as representações, se o decreto legislativo for aprovado, gerará inúmeros transtornos à etnia Terena, visto que a área já é insuficiente para os mais de 8.340 indígenas. Eles alegam, que já não há espaço para plantar, caçar e se reproduzirem.
Nós estamos vivendo com nossas famílias numa situação de total confinamento compulsório. Esse projeto vem reprimir a sobrevivência social, cultural e econômica de nosso povo e nos tirar mais uma vez o que sempre foi nosso, que é nossa terra, frisaram.
Como defensor ávido dos direitos indígenas, O deputado Eduardo Valverde, disse que conversará pessoalmente com os parlamentares membros da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, onde a matéria está tramitando, para tentar derrubá-la na votação. Vamos para o corpo-a- corpo. Tentaremos mostrar aos parlamentares a importância da terra para as comunidades indígenas, ressaltou.
Contra- Argumento_ O autor do Decreto Legislativo, deputado Waldir Neves(PSDB/MS), diz que a decisão do Ministério da Justiça contraria o direito constitucional à propriedade, visto que as terras eram ocupadas por proprietários rurais. As famílias não tiveram oportunidade de defender seus interesses no processo administrativo de demarcação, observa Neves.
A proposição antes de ir a Plenário, será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Direitos Humanos e Minorias; e de Constituição e Justiça.
Fonte: Leila Denise
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação