Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Líder do PSDB apresentará nova denúncia contra Sarney



Marcos Chagas
Agência Brasil

Brasília - O líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), vai entrar com nova denúncia no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) com base nas gravações divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo de uma conversa interceptada pela Polícia Federal entre o presidente e seu filho Fernando. As interceptações nos telefones de Fernando Sarney foram feitas, com autorização judicial, em março do ano passado.

Na semana passada, o jornal informou que Fernando teria pedido a José Sarney para que empregasse no Senado o namorado da sua filha, Maria Beatriz. Disposto a entrar com nova denúncia, o líder tucano foi desaconselhado por sua assessoria com a alegação que não haveria fato concreto que vinculasse o presidente do Senado as conversas de Fernando Sarney com o então diretor-geral, Agaciel Maia.

Hoje, no entanto, o líder disse que as gravações apresentadas pelo jornal já ligam o parlamentar ao ex-diretor, acusado de uma série de irregularidades administrativas, entre elas a contratação por atos secretos de parentes e pessoas ligadas a parlamentares. "Se a minha assessoria deixar pronta a denúncia, a encaminho ainda hoje ao Conselho de Ética", afirmou Arthur Virgílio.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), por sua vez, defende que os partidos passem a reforçar as representações contra Sarney no Conselho de Ética não deixando mais esta incumbência somente ao P-SOL. "A partir de agora esta briga não pode ser apenas do P-SOL, mas de outros partidos", afirmou o pedetista que já conversou com a direção de seu partido sobre o assunto.

Ele também foi duro ao comentar a possibilidade de o presidente do conselho, Paulo Duque (PMDB-RJ), arquivar as denúncias e a representação contra o presidente do Senado. Segundo Buarque "o senador Duque não tem o direito de não levar esta decisão ao plenário [do conselho]". Para ele, o arquivamento seria "uma bofetada na cara do cidadão".

O vice-líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), não descarta a possibilidade de, na eventualidade de arquivamento da representação e das denúncias, esta decisão ser encaminhada ao plenário do Senado. Neste caso, disse ele, haverá uma "guerra regimental" uma vez que aliados do presidente consideram que a decisão do Conselho de Ética é soberana.

Aliados de Sarney evitaram comentar a situação cada vez mais delicada pela qual passa o presidente do Senado. O líder do PTB, Gim Argello (DF), por exemplo, argumentou que, por ser membro do conselho e portanto juiz na apreciação das denúncias e da representação, não poderia tecer um juízo de valor sobre o assunto. Já o tucano Papaléo Paes (AP) reconheceu apenas que a situação de José Sarney "está ficando cada vez mais delicada".


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)