Domingo, 21 de junho de 2009 - 07h15
Planalto incluirá obras no orçamento para garantir continuidadeAinda que esteja impedido de disputar um novo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende deixar um cronograma de obras para seu sucessor realizar.
Na sexta-feira, em Alta Floresta, Mato Grosso, Lula disse que lançará o PAC 2 um caderno com previsão de projetos a serem cumpridos no quadriênio 2011-2014.
Tenho de lançar agora porque, se não o lançar, eu não posso colocar no orçamento de 2011, no Plano Plurianual. Então eu preciso colocar na LDO, no orçamento, para quem vier depois já ter mais ou menos a coisa pronta. E ter como continuar afirmou.
O PAC atual prevê investimentos de R$ 646 bilhões, dos quais cerca de R$ 220 bilhões em obras de saneamento e habitação, que necessitam de parcerias com Estados e municípios. O restante diz respeito a grandes obras de infraestrutura em energia, rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos. À imprensa mato-grossense, o presidente destacou a disposição da União em concluir as obras da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém. Lula disse que ela é prioridade e que, apesar das críticas dos ambientalistas quanto aos danos ao ambiente que vem causando, será concluída.
Ao reclamar da dificuldade para tirar do papel as obras de infraestrutura, Lula avaliou que o Brasil ficou 25 anos sem crescer e que isso gerou distorções, fazendo com que o setor de fiscalização se torne muito mais forte do que o de produção:
Teve a Constituinte, a gente criou uma máquina de fiscalização poderosa e não criamos uma máquina de execução, porque ela foi falida, porque tentaram destruir, porque chamaram os funcionários públicos de marajás e tentaram detonar. Então, tem uma máquina de execução ganhando um terço do que ganha a máquina de fiscalização neste país. Isso precisa mudar.
Fonte: Zero Hora
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação