Sexta-feira, 23 de janeiro de 2009 - 12h38
Marco Antonio Soalheiro*
Agência Brasil
Juazeiro (BA) - O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, aprovou hoje (23) a decisão tomada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (22) de afastar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do processo de regularização fundiária da Amazônia. O presidente optou por deixar essa atribuição sob responsabilidade de uma diretoria subordinada ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
Mangabeira defendia que fosse criada uma autarquia, vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, para cuidar da regularização fundiária da Amazônia. Entre a proposta de Mangabeira e a manutenção do trabalho com o Incra, o presidente optou por uma nova alternativa, que passa pela criação de uma diretoria no Ministério de Desenvolvimento Agrário para cuidar especificamente do assunto.
O presidente afastou o Incra do trabalho da regularização fundiária. Ele chegou a dizer que o Incra não porá os pés em regularização fundiária na Amazônia, relatou Unger, em referência à reunião de mais de três horas ocorrida ontem no Palácio do Planalto, na qual o presidente bateu o martelo sobre a questão.
Estava pronto a trabalhar com qualquer uma das formas, mas estou confiante que esse instrumento que ele [Lula] desenhou será perfeitamente adequado, acrescentou o ministro, em entrevista concedida à Agência Brasil, durante vôo entre Brasília e Petrolina (PE), onde inicia uma viagem oficial de cinco dias a estados do Nordeste.
Segundo o ministro, a nova estrutura administrativa será desdobrada tecnicamente e viabilizada por meio de decreto presidencial. Sobre o prazo para isso, Unger ressalvou ser de dias ou semanas, e não de meses.
Questionado sobre os motivos da suposta incapacidade do Incra em promover a regularização fundiária da Amazônia, o ministro se esquivou de apontar erros.
O objetivo é resolver um problema prático e não emitir um boletim de avaliação. Isso não vai servir ao resultado. Agora temos que olhar para frente e aproveitar o conhecimento de todos, inclusive dos funcionários do Incra, para essa grande tarefa, argumentou.
A regularização fundiária da Amazônia é considerada pelo ministro um instrumento prévio essencial para sejam colocados em prática projetos econômicos voltados para a população regional, no âmbito do Programa Amazônia Sustentável (PAS), que está sob sua coordenação.
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação