Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 - 11h24
Guajará Mirim - O ex-ministro de Assuntos Estratégicos da presidência da república, professor Roberto Mangabeira Unger, esteve nesta terça-feira (18) no município de Guajará Mirim, com o objetivo de conhecer as potencialidades da região e também ouvir os moradores. O levantamento desses dados será usado na elaboração de um projeto de desenvolvimento social e econômico que será implantado em Rondônia.
A reunião foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Guajará Mirim e reuniu lideranças de classes e autoridades como o prefeito Atalíbio José Pegorini e vereadores de Guajará Mirim, além da Secretária de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nanci Maria Rodrigues da Silva, o Superintendente Estadual de Turismo de Rondônia, (Setur), Júlio Olivar, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Edson Luiz Vicente e seu adjunto, Alan França, o secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Avenilson Trindade, o representante do governo federal, Alberto Lourenço entre outras autoridades.
Mangabeira Unger está colaborando com o governo do estado na elaboração de um plano de desenvolvimento econômico para Rondônia. Todas as regiões do estado serão visitadas por Unger, que tem a missão de fazer um diagnóstico e apontar quais são potencialidades de cada região. Guajará Mirim foi a primeira a ser visitada, a pedido do governador Confúcio Moura que solicitou uma atenção especial à região, que tem passado por sérios problemas, principalmente no que se refere à saúde pública.
Guajará Mirim possui 93% de matas preservadas e por isso não desenvolveu como outras regiões do estado. “Somos exemplo para o Brasil e o mundo no que se refere à preservação ambiental e queremos compensação por isso, o governo federal devia nos pagar o ICMS verde” disse o prefeito de Guajará Mirim, Atalíbio José Pegorini.
O diretor de Comunicação da Associação Comercial e Industrial de Guajará Mirim, Cícero Alves de Noronha, destacou a Área de Livre Comércio do município, que oferece incentivos fiscais e solicitou ao governo do estado que abra uma discussão em torno do tema.
O presidente da União de Moradores de Guajará Mirim (Umam) solicitou a construção de 500 casas populares para atender famílias de baixa renda e citou um programa que tem dado certo no Acre, que utiliza madeira apreendida irregularmente pelos órgãos de fiscalização ambiental para construir essas moradias.
O clamor da população tanto de Guajará Mirim quanto de Nova Mamoré girou em torno de melhorias da saúde, educação, transporte, cultura e geração de emprego e renda.
Professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) também solicitaram apóio para implantação de novos cursos superiores e incentivos a pesquisas na região.
Após a reunião, Roberto Mangabeira Unger visitou alguns pontos históricos e turísticos de Guajará Mirim e avaliou a reunião como sendo muito produtiva”.
Fonte: Decom
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação
Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r