Quinta-feira, 5 de março de 2009 - 15h58
O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) foi reeleito na manhã desta quinta-feira vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária para a Região Norte. Ele e os demais membros da atual diretoria foram reeleitos por aclamação para mais um ano de mandato. A presidência continuará sendo exercida pelo deputado catarinense Valdir Colatto (PMDB). A FPA conta com 243 membros, dos quais 207 deputados federais e 35 senadores.
Entre as prioridades da bancada ruralista para este ano, de acordo com FPA, estão a criação do Código Ambiental Brasileiro, a redução da carga tributária para alimentos e insumos e a solução para os conflitos fundiários.
Na oportunidade, o novo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara, deputado Fábio Souto (DEM/BA), disse que há uma convergência muito grande entre a pauta da Frente e da Comissão de Agricultura. "Vamos priorizar assuntos como a questão ambiental, fundiária e a garantia da renda para o produtor rural", apontou.
O deputado Valdir Colatto destacou o empenho do deputado Moreira Mendes na Comissão de Constituição e Justiça, ressaltando que é imprescindível ao país a reformulação da legislação ambiental e a criação de regras compatíveis com a realidade da produção de alimentos.
Em 2008, a FPA renegociou com o governo os R$ 75 bilhões em dívidas agrícolas, participou do Grupo de Trabalho para atualização da Legislação Ambiental e da criação das subcomissões de Fertilizantes e de Agroenergia.
Audiência Pública
Por iniciativa dos deputados Moreira Mendes, Onix Lorenzoni (DEM-RS), Homero Pereira (PR-MT), Humberto Souto (PPS-MG) e Duarte Nogueira, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou requerimento de audiência pública para discutir a cadeia produtiva da carne no Brasil. Os parlamentares pretendem discutir os impactos da crise no setor e as possíveis soluções. A audiência ainda não tem data marcada para acontecer.
Fonte: Assessoria FPA/Vinícius Tavares
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação