Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009 - 21h51
Mariana Jungmann
Agência Brasil
Brasília - Morreu na tarde de hoje (20) o ex-deputado e construtor Sérgio Naya. Pessoas ligadas à família de Naya confirmaram a morte por infarto no Hotel Jardim Atlântico, em Ilhéus, sul da Bahia.
Segundo a encarregada de recursos humanos do hotel, Andréa Alvarenga, o corpo de Naya foi encontrado por volta das 16h, depois que o motorista comunicou aos funcionários a ausência do ex-deputado. Ela informou que logo em seguida o Departamento de Polícia Técnica da Bahia foi acionado e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, onde ficará até que a chegada da família.
Naya era proprietário da construtora Sersan, que ergueu o prédio Palace 2, no Rio de Janeiro. O imóvel desabou em 22 de fevereiro de 1998, o que provocou a morte de oito pessoas e deixou 120 famílias desabrigadas.
O empresário respondia a mais de 100 processos judiciais. Entretanto, foi absolvido no processo que o responsabilizava pela morte dos oito moradores.
Desabamento de prédio construído
por Sérgio Naya completa 11 anos domingo
Luana Lourenço
Agência Brasil
Brasília - O empresário Sérgio Naya, que morreu hoje (20) em um hotel em Ilhéus (BA), ficou conhecido nacionalmente após o desabamento do Edifício Palace 2, no Rio de Janeiro, que deixou oito mortos e 120 famílias desabrigadas. A tragédia completa 11 anos no próximo domingo, dia 22 de fevereiro. A maior parte das vítimas ainda não recebeu indenização.
O laudo técnico apontou erros de cálculo na construção do prédio e uso de materiais de construção de baixa qualidade pela construtora Sersan, de propriedade do empresário.
Naya respondia por mais de 100 processos judiciais. O empresário chegou a ficar preso por 106 dias, acusado de falsidade ideológica e falsificação de documentos públicos, e mais 27 por causa do desabamento, mas foi absolvido no processo que o responsabilizava pela morte dos oito moradores.
O engenheiro foi condenado a pagar R$ 60 milhões em indenizações às famílias e teve todos os bens bloqueados. No entanto, a quantia arrecadada em leilões de algumas propriedades do empresário foi suficiente para pagar menos de 20% do valor devido.
Naya foi deputado federal por Minas Gerais por três mandatos: dois pelo PMDB (1987-1991 e 1991-1995) e um pelo PP (1995-1999).
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação