Quinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Nelson Jobim e Henrique Meirelles são os nomes mais cotados em eventual sucessão de Temer



Por: Guilherme Mazui / RBS Brasília / Zero Hora

Em reservado, deputados e senadores já discutem nomes para um eventual substituto, em eleição indireta, do presidente Michel Temer, atingido pela delação da JBS. Os mais lembrados nas conversas de bastidores, até o momento, são o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, e o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Apesar de emissários de Temer negarem a possibilidade de renúncia do presidente, que teria sido gravado autorizando a compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), parlamentares acreditam que o peemedebista perdeu as condições de governabilidade. Líder do DEM no Senado, Rolando Caiado (GO) já defende abertamente a renúncia de Temer e a mudança na Constituição para garantir eleições diretas.

– Diante da gravidade do quadro, só nos resta a renúncia do presidente Michel Temer e a mudança na Constituição – afirma.

A PEC das Diretas divide a atual base de Temer. Os principais caciques do Congresso discutem uma saída por meio de colégio eleitoral. Assim, parlamentares não descartam a costura da candidatura de um nome de fora da política, vindo do Judiciário ou ligado ao empresariado. 

Pesa a constatação de que faltam opções nos principais partidos políticos em condições de pacificar o país. A escolha de um militar não aparece nas projeções feitas no Congresso. Por ora, além de Jobim e Meirelles, também são especulados a presidente do STF, Cármen Lúcia, e o ministro Gilmar Mendes.

Dentro do PMDB, Jobim é considerado o mais forte para uma eventual eleição indireta, por meio de colégio eleitoral no Congresso. Filiado ao partido, ex-deputado e ministro em governos do PSDB e do PT, respeitado no Judiciário e com trânsito nas Forças Armadas, ele teria condições de buscar votos entre as legendas da atual base de Temer.

Pessoas próximas a Jobim afirmam que ele está satisfeito com a carreira na advocacia e com a sociedade no banco BTG Pactual. A relação com a instituição, alvo da Lava-Jato, consta nas ponderações contra o peemedebista, bem como o fato de já ter sido contratado por empreiteiras investigadas na operação.

Já Henrique Meirelles seria um nome para atrair o apoio do mercado e tentar tranquilizar investidores estrangeiros. Com carreira de sucesso no BankBoston e ex-presidente do Banco Central, o atual ministro da Fazenda tem flanco na articulação política, considerada frágil por peemedebistas e tucanos. Sua candidatura teria o discurso de manter as reformas e garantir a recuperação da economia, em processo inicial.

Na oposição, não há consenso sobre possível candidato em eleição indireta. Petistas evitam comentar sobre a entrada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvana disputa. Deputados avaliam boicotar um colégio eleitoral no Congresso, pois a defesa do partido é pela aprovação da PEC que convoca eleições diretas em caso de renúncia ou cassação de Temer.

– Um Congresso de baixa credibilidade não pode escolher alguém para governar o país até dezembro de 2018. Defendo boicotar um colégio eleitoral, em forma de protesto pelo voto direto – afirma Pepe Vargas (PT-RS).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)