Quarta-feira, 19 de novembro de 2008 - 17h25
O presidente da Comissão de Trabalho, deputado Pedro Fernandes, anunciou que os projetos que reduzem a jornada de trabalho vão entrar na pauta de votação do colegiado até o dia 27 deste mês.
Brasília - Durante a audiência pública, realizada na Comissão de Trabalho, da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (18), parlamentares e sindicalistas falaram da importância da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais como uma forma de aumentar o nível de empregabilidade do país.
Dentre outros benefícios, os participantes do debate apontaram a melhoria na qualidade de vida do trabalhador, a diminuição de casos de doenças ligadas ao excesso de trabalho e a melhoria da produtividade. Outro ponto em comum nas discussões refere-se ao período de crise mundial como sendo o momento oportuno para dar o encaminhamento ao debate.
Segundo o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Antônio de Medeiros Neto, o ministério é a favor da redução da jornada. "Isso significa geração de empregos e geração de oportunidades. Estamos no limiar de uma crise e claro, isso terá reflexos no Brasil e nós achamos que essa medida chega em um tempo oportuno", destacou.
Para o deputado Mauro Nazif (PSB/RO) a modificação da carga horária é importante para o trabalhador tanto no aspecto físico quanto no emocional. "Com isso, o trabalhador terá mais qualidade de vida e o serviço, certamente, será mais produtivo. Além disso, serão criados novos postos de emprego, representando um ganho também para a economia do país."
O secretário nacional sindical do PSB, Joílson Cardoso, destacou que o tema diz respeito a um projeto nacional que se quer desenhar, tendo a classe trabalhadora como protagonista. "Sabemos que a redução da jornada de trabalho terá um impacto econômico mínimo para as empresas e, no entanto, poderá gerar mais de dois milhões de empregos. Dessa forma, vemos a necessidade da aprovação desses projetos o quanto antes."
José Calixto da Silva, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, afirmou que a essa é uma reivindicação antiga que também tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do país, "uma vez que reduz o desemprego, aumentando a massa salarial, o consumo e, consequentemente, elevando a produtividade."
David Casseb
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação