Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Pesquisas da Embrapa sobre mandioca podem beneficiar povos africanos



Cientistas apostam no alimento para combater a anemia

Consultores da Fundação Bill e Melinda Gates, dos Estados Unidos, visitam nesta semana unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o objetivo de implantar na África experiências e tecnologias nacionais que levem ao desenvolvimento da mandioca.

A informação foi dada pela pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos Marília Nutti que coordena estudo para elevar o teor vitamínico de alimentos, como a mandioca, com ferro, zinco e betacaroneto, que é um precursor da vitamina A.

Nutti  explicou que os consultores estrangeiros estão visitando a Colômbia e o Brasil, onde são realizadas pesquisas com mandioca, “para levar essas informações à África,  que tem grande consumo de mandioca e populações muito carentes”. A fundação pretende criar um fundo no continente africano para elevar a produtividade da mandioca e seu valor nutricional, de modo a melhorar a saúde da população.

– Eles têm interesse no projeto e em melhorar a saúde das pessoas – diz Marília.

O aumento do teor de zinco e ferro na mandioca contribui para combater a anemia, que é considerada a maior deficiência nutricional no mundo.  Além disso, a vitamina A melhora a visão e o sistema imunológico das pessoas.

A pesquisadora  destacou, porém, que os representantes da Fundação Bill e Melinda Gates querem conhecer também outras  instituições que realizam experiências abrangendo aspectos diversos da mandioca, relacionados ao teor de amido e à mecanização, por exemplo.

As visitas começarão no dia 1º de setembro pela empresa Halotek-Fadel, em Palmital (SP). A Halotek-Fadel é especializada no cultivo mecanizado e no processamento de amido da mandioca. No dia 2, a delegação se reunirá, em Brasília,  com a diretoria da Embrapa e pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.  Nos dias 3 e 4, no município de Cruz das Almas (BA), os consultores estrangeiros conhecerão estratégias de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura.

De acordo com informações da Embrapa Agroindústria de Alimentos, baseadas em dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a mandioca é o quarto cultivo mais importante nos países em desenvolvimento, apresentando produção de cerca de 226 milhões de toneladas em 2006.

O alimento é considerado básico para 1 bilhão de pessoas em 105 países. Seu rendimento médio, entretanto, seria de apenas 20% do ideal, devido às condições de plantio. Segundo a assessoria de imprensa da Embrapa,  as pesquisas e tecnologias que vêm sendo feitas podem contribuir para aumentar o nível de produtividade e o valor nutricional dessa raiz, reduzindo, por outro lado, as perdas na lavoura.

Fonte: Canal Rural/AGÊNCIA BRASIL

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)