Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

PMDB elege a maior quantidade de prefeitos no primeiro turno das eleições



Os resultados do primeiro turno desta eleição reproduzem, no âmbito municipal, e em linhas gerais, o quadro partidário das bancadas no Senado. Com 1.200 prefeitos eleitos, o PMDB mantém sua primeira colocação - o partido ocupa 21 das 81 cadeiras de senadores; assim como o PSDB, o segundo em números da Casa - 13 senadores -, também sai em segundo lugar na conquista de prefeituras - 784.

Em seguida ao PMDB, e de acordo com os resultados das eleições do primeiro turno, apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSDB ficou em segundo lugar na disputa pelas 5.563 prefeituras, elegendo 784 prefeitos; o PP ficou em terceiro, com 548 prefeitos; e o PT, em quarto, com 546, seguido pelo DEM, com 497, e pelo PTB, com 413.

No segundo turno, em 26 de outubro, o PMDB irá concorrer em 11 cidades com mais de 200 mil eleitores, cinco delas, capitais - Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Florianópolis; PT e PSB concorrerão em três capitais cada; PSDB e PTB em duas cada; enquanto DEM, PP, PV, PDT, PR, PCdoB concorrerão em uma capital cada um.

No Senado, essa relação partidária revela que o partido com maior número de parlamentares é o PMDB, que tem 21 representantes; seguido pelo PSDB, com 13 parlamentares. Em terceiro estão empatados DEM e PT, com 12 senadores cada. O PTB tem 7 senadores, o PDT conta com 5 e o PR possui 4. O PSB tem dois representantes na Casa e as siglas PCdoB, PP (terceiro lugar no número de prefeituras), PRB, PSOL e PSC têm apenas um senador cada.

Capitais

A análise sobre o desempenho partidário especificamente nas 26 capitais revela que o PT está em primeiro lugar, por ter conseguido eleger prefeitos em seis dessas capitais - Rio Branco, Fortaleza, Vitória, Recife, Porto Velho e Palmas. O partido vai disputar, no segundo turno, as prefeituras de Porto Alegre, Salvador e São Paulo.

Em relação às capitais, ainda, três partidos ficaram empatados com candidatos eleitos em duas prefeituras, cada um - PMDB, PSDB e PSB. Outras três agremiações elegeram prefeitos em apenas uma capital cada - PV, PP e PCdoB.

Ainda segundo o TSE, haverá segundo turno em 29 cidades - incluindo as 11 capitais - no próximo dia 26. A exigência de segundo turno é para os 77 municípios com mais de 200 mil eleitores nos quais nenhum candidato tenha obtido maioria absoluta dos votos válidos - 50% mais um.

Fonte: Silvia Gomide / Agência Senado

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)