Domingo, 12 de novembro de 2006 - 06h35
Novo software permitirá que o Brasil troque informações sobre pedofilia com forças policias do mundo todo
Esta semana a Polícia Federal firmou parceria com a Microsoft Brasil para lançar a versão local do CETS - Child Exploitation Tracking System (pronuncia-se "KÉTS") ou Sistema de Rastreamento de Exploração Infantil. Trata-se de um software, que faz parte de um projeto internacional de combate à pedofilia na Internet. O programa está hospedado na sede da Polícia Federal, em Brasília. A ferramenta possui, entre outras funcionalidades, um banco de dados estruturado pelos próprios investigadores.
Paulo Quintiliano, chefe da Perícia de Informática da Polícia Federal, explica que o software irá aumentar o alcance da ação policial na investigação desse tipo de crime. "Antes do CETS nosso serviço de pesquisa em fotos e arquivos tinha de ser feito manualmente, tomando um tempo enorme e precioso de nossos policiais, além de dificultar a troca de informações com outras forças policiais locais e mesmo de outros países", esclarece.
Como surgiu o programa
O CETS foi desenvolvido pela Microsoft a pedido do Serviço de Polícia de Toronto, Canadá, que estava insatisfeito com a falta de recursos tecnológicos disponíveis para ajudar a resolver esse tipo de crime. Em 2003, quando a iniciativa começou, técnicos da Microsoft trabalharam em conjunto com autoridades canadenses para projetar de forma personalizada um software que permitisse à polícia se comunicar em tempo real com todas as cidades e países.
Após o lançamento oficial, em 2005, o sistema CETS foi apresentado pela Polícia Real Montada do Canadá a diversas forças de segurança ao redor do mundo. A Polícia Federal foi uma das primeiras a demonstrar interesse no projeto. Hoje a instituição brasileira faz parte do primeiro grupo de quatro países que receberam investimentos para a sua implantação. O sistema foi traduzido para o português, recebeu sugestões dos investigadores daqui e foi adaptado aos processos locais. Além do Brasil, Reino Unido, Itália e Espanha adotaram o CETS.
Estatísticas sobre a pedofilia
Os crimes sexuais on-line são um problema de grandes proporções. Segundo o International Centre for Missing & Exploited Children (Centro Internacional de Crianças Exploradas e Desaparecidas), dos Estados Unidos, desde 1998 mais de 300 mil ocorrências de exploração sexual na web foram informadas ao CyberTipline (http://www.cybertipline.com), canal de denúncias da instituição. Além disso, estudo realizado pelo Departamento de Justiça Americano descobriu que uma em cada cinco crianças, entre 10 e 17 anos, recebeu solicitações on-line não desejadas.
No Brasil, cálculo feito pelos responsáveis pelo site Censura (www.censura.org.br) revela um quadro devastador. Nos últimos oito anos o portal recebeu denúncias de 6,2 mil páginas contendo pornografia envolvendo crianças e adolescentes. Cada uma apresentava cerca de 900 fotos e 300 vídeos inéditos dessa natureza. Segundo as contas da ONG, chega-se ao número de 7 milhões de meninos e meninas vitimados nesse período.
Fontes: ANDI
Polícia Federal
Paulo Quintiliano - chefe da Perícia de Informática
(61) 3311-8144 ou 3311-8142 (assessoria de imprensa)
Microsoft Brasil
S2 Comunicação Integrada S/C Ltda. - http://www.s2.com.br
(11) 3457-0200
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br
Elaine Cotta - elainec@s2.com.br - (11) 3457-0227
Abranet - Associação Brasileira dos Provedores de Internet
Antônio Tavares - presidente
Renata de Albuquerque ou Cláudia Fuji - assessoras de imprensa
(11) 3457-0217 ou 3457-0207
renata@s2.com.br ou claudiam@s2.com.br
Ministério Público Federal
Sérgio Suiama - procurador
Marcelo Oliveira - assessor de imprensa
(11) 3269-5068
SaferNet - ONG que atua no combate aos crimes contra os direitos humanos na web
Thiago Tavares de Oliveira - presidente
Site Censura (www.censura.org.br)
Anderson e Roseane Miranda - coordenadores
(12) 8112-1671 / 8112-1603 / 3916-3404
Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Bruno Monteiro - assessor de imprensa da deputada Maria
do Rosário (PT-RS)
(61) 3215-5471 / 9280-7771
Mariana Monteiro - assessora de imprensa da senadora
Patrícia Saboya (PSB-CE)
(61) 3311-2301/ 3311-2308
Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Neide Castanha - coordenadora
(61) 3274-6632
Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República
Paulo Vannuchi - ministro de Estado
Thais Guedes - assessora de imprensa
(61) 3429-3498
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação
Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r