Quarta-feira, 20 de agosto de 2008 - 18h33
Durante sessão especial para homenagear a Maçonaria brasileira na manhã de hoje (20), o líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp (RO) destacou os serviços prestados pela instituição em defesa dos direitos humanos, da unidade da família, do fortalecimento da democracia e do desenvolvimento equilibrado de nossa economia.
O senador disse que sente orgulho de fazer parte da Maçonaria e que "os ensinamentos recebidos foram fundamentais para orientar minha carreira política, para definir os meus posicionamentos como homem público e para assumir responsabilidades como vereador; prefeito em dois mandatos no município de Rolim de Moura, no estado de Rondônia; governador do estado e agora como senador nesta respeitável Casa do parlamento nacional".
Ele lembrou a luta em prol dos nossos direitos e de nossa independência desenvolvida pela Maçonaria, quando o Brasil era colônia portuguesa. "Naqueles primeiros momentos que antecederam a nossa emancipação, pregar tais idéias significava cometer crime de alta traição contra as autoridades coloniais locais, contra a metrópole e contra o Rei."frisou o líder ao PMDB no Senado Federal.
Para o senador, a Maçonaria neste momento histórico para o país não deixou de alimentar o sonho da independência, apesar das severas punições que eram aplicadas aos que se insurgiam contra o reinado português.
"Até o último suspiro do Brasil Colônia, milhares de irmãos anônimos aderiram à luta em defesa da autonomia e muitos se destacaram, como maçons, a serviço da Pátria", ressaltou o senador citando nomes como o de José Bonifácio Andrada, Hipólito José da Costa e o próprio D. Pedro I.
O senador lembrou que na época da ditadura militar, a Maçonaria também defendeu causas contrárias a Junta Militar que governava o país, como a realização de eleições livres e diretas em todos os níveis, a anistia para todos os políticos cassados e exilados, a liberdade para todos os presos políticos, a reforma agrária, a realização de uma Assembléia Nacional Constituinte, a livre organização dos Partidos Políticos e a democracia.
È neste contexto que a Maçonaria combate a tirania, todo tipo de regime de exceção, a pobreza, a miséria e a ignorância, informou Raupp, esclarecendo que a instituição é uma ordem universal, filosófica e progressista desde o seu nascimento. Ele concluiu o seu pronunciamento citando que a Maçonaria cultua o lema inspirador da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.
Fonte: José Ribamar
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação