Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Reeleição de Gabiraldi é ilegal, segundo juristas ouvidos por Lula


 
Reeleição de Gabiraldi à presidência do Senado é ilegal, segundo juristas ouvidos por Lula

Yara Aquino
Agência Brasil


Brasília - Ao comentar hoje (19) a disputa pelas presidências do Senado e da Câmara, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que se houver pulverização, com o surgimento de muitos candidatos, há o risco de se “incorrer em erros”. Lula revelou também que juristas com os quais tem conversado consideram que, do ponto de vista legal, o presidente do Senado, Garibaldo Alves Filho (PMDB-RN), não pode ser reeleito.

“Se pulverizarmos demais, complicamos a política”, afirmou ele, durante o tradicional café da manhã de final de ano com jornalistas.

Em outro momento da conversa, ele disse que “não podemos incorrer em erros do passado, quando o resultado da falta de bom senso levou à reeleição do deputado Severino Cavalcanti”.

Ao iniciar o assunto, Lula disse que acreditava que “o jogo já estava definido”, com as candidaturas iniciais de Tião Viana (PT-AC) e Michel Temer (PMDB-SP). “Todos iríamos ganhar com isso”, comentou.

O presidente fez a ressalva de que, do ponto de vista democrático, todos podem se lançar candidatos, mas observou que “o eleito tem que ter a respeitabilidade dos membros que vai liderar”.

Três deputados estão na disputa pelo comando da Câmara: Michel Temer (PMDB-SP), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Ciro Nogueira (PP-PI). No Senado, há dois postulantes à presidência: Tião Viana (PT-AC) e Garibaldi Alves (PMDB-RN).


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)