Quinta-feira, 9 de agosto de 2018 - 19h30
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos sociais realizam, nesta sexta-feira (10), mobilização no centro do Estado, na cidade de Ji-Paraná. O local da concentração será na sede do SINTERO de Ji-Paraná, a partir das 14 horas, quando será realizada uma plenária para debater a grave crise econômica, social e política que afeta o Brasil, gerando desemprego e perda de direitos. Em seguida, às 16 hora, haverá uma caminhada pelo centro da cidade, percorrendo as principais ruas, até a sede do INSS, onde a mobilização será encerrada com um ato público.
Além desta mobilização conjunta das Centrais e movimentos sociais em Ji-Paraná, também nesta sexta-feira várias categorias deverão fazer protestos e paralisações parciais, como bancários e eletricitários. Os sindicato irão realizar manifestações específicas para reivindicar a manutenção de direitos, reajustes salariais, aumento real e garantia de emprego. Neste ano os trabalhadores já estão sofrendo as consequências danosas da reforma trabalhista, através da qual as empresas pretendem reduzir direitos, como na Caixa Econômica Federal que apresentou uma pauta negativa com retrocesso em mais de três dezenas de cláusulas, mesmo a instituição tendo apresentado este ano um lucro 114,5% maior do que em 2017.
Enquanto as elites política e jurídica continuam legislando em causa própria e aumentando seus próprios salários, de forma escandalosa e ultrajante, resta à maioria dos brasileiros e das brasileiras o desalento, o desemprego, salários baixos, preços do gás de cozinha subindo tanto que muitos foram obrigados a voltar a cozinhar como antigamente, quando só existam fogões a lenha. E ainda são ameaçados com a política de privatização do ilegítimo e golpista Michel Temer (MDB-SP), que quer vender o patrimônio nacional, aumentando ainda mais o desemprego.
É contra esses retrocessos sociais e trabalhistas que a CUT, demais centrais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que reúnem centenas de movimentos populares, vão às ruas de todo o País, nesta sexta-feira (10), para protestar. É dia de dizer basta de desemprego, basta de retirada de direitos, basta de aumento nos preços do gás de cozinha e combustíveis e basta de privatizações!
“A sociedade e a classe trabalhadora estão de ‘saco cheio’ de tanta desmoralização. Amanhã é dia de dizer que não aguentamos mais o desemprego, o salário baixo e a volta do bico ao invés da carteira assinada”, diz o presidente da CUT, Vagner Freitas.
O presidente da CUT-RO, Nereu Klosinsk, informa que “Pretendemos realizar uma grande mobilização na região central do Estado, unindo os trabalhadores da agricultura familiar ligados à FETAGRO e à Via Campesina, os sindicatos urbanos e rurais; além da Frente Brasil Popular e dos movimentos sociais. É os trabalhadores e o povo contra os golpistas”.
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação
Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r