Quinta-feira, 23 de outubro de 2014 - 16h14
Porto Velho, RO – O estado de Rondônia passa nitidamente por uma crise na prestação de serviços de telefonia fixa e móvel, além de internet. Essa realidade é refletida no cotidiano do trabalhador que, atualmente, fica completamente impossibilitado de se comunicar enquanto “apagões” nesses setores ocorrem indiscriminadamente em suas rotinas.
Mas a falta de comunicação não é o único problema. Enquanto as empresas responsáveis por esses serviços recebem rigorosamente mês a mês, o consumidor arca com imensos prejuízos financeiros tanto em suas vidas particulares quanto em seus negócios. Isso porque estão pagando as contas em dia sem que a contrapartida seja prestada de forma satisfatória por parte desses empreendimentos.
Levando isso em consideração, o senador da República Odacir Soares (PP-RO) usou a tribuna do Senado Federal nesta quinta-feira (23) para discursar e tecer considerações a respeito da situação que está ficando insustentável no Brasil inteiro.
Após destacar a importância da ligação entre as pessoas através desses serviços que estão defasados, Odacir abordou, inclusive expondo números, a real situação pela qual passa o consumidor brasileiro:
– Os usuários dos serviços de telefonia e internet estão muito insatisfeitos, senhoras e senhores senadores. Apenas no mês de setembro de 2014, houve mais de 250 mil reclamações na Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, referentes aos três serviços. Vinte e seis por cento das reclamações registradas ante essa autarquia entre janeiro e setembro referiam-se à qualidade dos serviços. E, só no setor de banda larga fixa, as reclamações sobre a qualidade chegam a 56% do total, mais da metade – ponderou.
E complementou em seguida citando o nome das empresas que mais lesam a clientela:
– As reclamações ante os PROCONs estaduais corroboram essa projeção. Em lista elaborada pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o SINDEC, do Ministério da Justiça, o setor de telefonia móvel figurou em primeiro lugar, no critério reclamações. O setor de telefonia fixa, em quarto; e o de internet, em décimo. No meu Estado de Rondônia, as empresas Oi e Claro lideraram o ranking das reclamações ante o PROCON referente ao segundo semestre de 2013 – asseverou.
Situação em Rondônia
Em trecho do seu discurso, o senador Odacir Soares falou a respeito do o que ocorre em Rondônia.
– Isso não surpreende o usuário rondoniense. Segundo notícia do jornal “Rondônia em Pauta”, em 2013 uma falha no sistema da Oi deixou os clientes em Porto Velho por quatro dias consecutivos sem serviço. Quatro dias no mudo, senhoras e senhores senadores. E em plena capital do Estado; imaginem só a situação no interior – disse.
Causas
Soares atribuiu as imensas falhas na prestação de serviços à crescente demanda de consumidores que, conseqüentemente, gera mais lucro às empresas e elas, por sua vez, não investem para melhorar o atendimento ao consumidor.
– Há uma causa bastante evidente para isso, senhoras e senhores: o sistema atende mais e mais consumidores e gera mais e mais receita, mas o investimento em infraestrutura não tem acompanhado essa expansão. Conforme dados da Associação Brasileira de Telecomunicações, citados na justificativa do PLS 213/2014, do senador Eduardo Amorim, a receita bruta das empresas de telefonia móvel cresceu 296% nos últimos dez anos; mas os investimentos na prestação desses serviços cresceram apenas 113% no período – concluiu.
Fonte: Ascom
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