Quinta-feira, 25 de junho de 2009 - 21h08
Rodolfo Torres - Congresso Em Foco
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) voltou a pedir nesta quinta-feira (25) o afastamento do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Segundo o parlamentar gaúcho, esse seria o "ato de grandeza" do ex-presidente da República diante da crise pela qual passa o Senado.
"Para o bem dele, da família dele, de sua história e do Senado", avalia Simon, ressaltando que a cada dia a imprensa revela novos fatos que comprometem ainda mais o peemedebista. Na terça-feira (23), juntamente com outros senadores, Simon pediu o afastamento de Sarney.
"Não há um lugar mais triste para nós estarmos do que o Senado", desabafou o peemedebista, explicando que todos os senadores têm culpa pela atual fase das instituição. "Ninguém pode atirar a primeira pedra. Há uma responsabilidade coletiva."
Aparteando Pedro Simon, o primeiro secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), afirmou que a culpa pela atual fase do é de Pedro Simon, uma vez que ele não aceitou ser o candidato suprapartidário para a Presidência do Senado.
Simon explicou que levou a sugestão à sua bancada, que o deixou "falando sozinho". Heráclito ressaltou que José Sarney está apoiando todas as investigações internas do Senado e que, atualmente, ocupa uma função de "delegado".
Simon, por sua vez, destacou que a Casa poderia criar um "movimento de endeusamento de Sarney, mas ele fora da Presidência do Senado".
Por sua vez, Sarney afirmou que existe uma campanha midiática para atingi-lo. Em nota oficial distribuída à imprensa, o presidente do Senado afirmou que as acusações feitas pelo jornal O Estado de S. Paulo, que colocou seu neto, o economista José Adriano Cordeiro Sarney, como operador de crédito consignado na Casa, devem-se à sua posição política "nunca ocultada, de apoio ao presidente Lula e seu governo".
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação