Domingo, 12 de abril de 2009 - 21h24
MST/MT - “O governo Lula optou pelo partido do agronegócio”
"Gilmar Mendes é um representante da extrema direita"
A revista alternativa Sina, em sua edição de número 24, traz em sua matéria de capa, que o MST está preparando para abril, vários atos, entre eles uma grande caminhada, cujo tema será “Marcha por Reforma Agrária, Emprego e Defesa do Meio Ambiente”, com início no dia 14, no município de Jangada e chegada dia 19 em Várzea Grande. No dia 22 a marcha vem a Cuiabá e permanece até dia 24, realizando várias manifestações, como caminhadas, serviços de mutirão em escolas, entre outras ações.
Na opinião do coordenador estadual do MST, Genadir Vieira dos Santos, o governo federal “optou pelo partido do agronegócio, que é controlado pelas multinacionais, os grandes latifundiários e os bancos privados, na medida em que mais de 70% das dívidas deste setor é com eles. A própria união do PT de Lula com o PR, partido do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, o principal representante do setor ruralista brasileiro demonstra claramente esta opção”.
Sobre os ataques constantes que vem sofrendo pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que tem dado declarações sucessivas na mídia acusando o governo federal de liberar recursos públicos para um movimento, que no seu entendimento não “estaria agindo dentro da legalidade”, o MST replica: “o ministro é um representante da extrema direita no país. Temos claro que ele foi escolhido para ser um porta voz da elite e de fato suas críticas não procedem. A sociedade tem que entender que a reforma agrária não é só uma bandeira do MST, mas de toda ela no seu conjunto. Todos os países de primeiro mundo fizeram reforma agrária. O grande latifúndio só traz problemas sociais, como ampliação da violência e caí o nível de qualidade de vida das pessoas”, diz a coordenação regional do MST.
BR-364 - Outra importante reportagem é sobre a BR-364, que nos anos 60, 70 e 80 era considerada a pior rodovia do país. Nela, caminhoneiros, motoristas de ônibus e outros aventureiros que se atreviam a viajar para Amazônia passavam dias e noites à espera da estiagem no “inverno” e carregavam pedras para sair da buraqueira no “verão”.
DENÚNCIA - O presidente do Instituto de Defesa do Consumidor, João Benevides Batista da Rocha, mais conhecido por Tito, denuncia que as torres de edifícios construídas pela MTM Construções, ao lado do shopping Pantanal, fere a lei de proteção ambiental pois as mesmas se encontram dentro da Reserva Ecológica do CPA, instituída pela Lei 2.681/89.
MAIS SINA - A publicação conta ainda com artigos de Solange Ikeda, João Pedro Stedile, Michèle Sato, Jão Guató e Luiz Mendes junior; poemas de Carlos Gomes de Carvalho e João Bosquo; conto de Aluizio de Azevedo; Pinel, de Amauri Lobo e a charge do Brás, que ainda escreve sobre o Projeto Alcoólico Indígena (PAI).
Fonte: Mário Hashimoto
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação