Segunda-feira, 15 de dezembro de 2008 - 17h48
Carolina Pimentel
Agência Brasil
Brasília - Ao falar sobre casos em que a vontade política não é suficiente para resolvê-los, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou hoje (15) o pedido de vista que interrompeu o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade da demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol.
Sem mencionar o nome do ministro Marco Aurélio Mello, autor do pedido de vista, Lula disse que o placar parcial já é favorável à demarcação atual já que oito dos onze ministros do STF votaram a favor da demarcação contínua. Porém, acrescentou, é preciso esperar a decisão final, adiada para 2009, por conta do pedido de vista.
"Se nós quiséssemos pegar um exemplo de coisas que não dependem apenas de vontade política. Vamos pegar o caso da Raposa Serra do Sol, que é um caso emblemático", disse, na abertura da 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos.
Segundo Lula, em 2004, o governo apresentou um pacote de medidas para resolver o impasse entre índios e arrozeiros que vivem na região, mas houve resistência e o caso foi parar no Judiciário.
"Quando chega na Justiça, nós estávamos com oito a zero demarcando a área de forma contínua e, de repente, um ministro pede vista e temos apenas que aguardar que haja um resultado final, apesar de oito a zero já ter definido praticamente a maioria absoluta da Suprema Corte em favor daquilo que estava no projeto original", justificou.
Na semana passada, o julgamento sobre a reserva foi suspenso por conta de um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello, que quer analisar o tema por mais tempo antes de votar. Oito dos 11 ministros da Corte votaram à favor da demarcação contínua.
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação