Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Sob tensão, índios e arrozeiros se mobilizam para acompanhar julgamento no STF



Marco Antonio Soalheiro
Agência Brasil

Boa Vista - O Conselho Indígena de Roraima (CIR) prometeu hoje (9) reunir cerca de 1.500 pessoas na comunidade do Barro, vizinha à Vila Surumu, principal portal de entrada da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, para assistirem amanhã (10) pela televisão ao julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), da constitucionalidade da demarcação da reserva. Como não há horário de verão em Roraima, o julgamento começará, para quem ficou no estado, às 7h da manhã (9h de Brasília).

Segundo o coordenador-geral do CIR,  Dionito José de Souza, seis caminhões foram utilizados para buscar o pessoal para a comunidade, além dos indíos, que se deslocam de bicicleta, de moto ou a pé. Outros 40 representantes foram enviados a Brasília. Os índios já sinalizaram que podem não acatar pacificamente um revés no tribunal.

O presidente da Associação dos Arrozeiros de Roraima, Nelson Itikawa, e o prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartieiro, que protagonizaram nos últimos meses o movimento de resistência à retirada dos não-índios de parte da área de 1,7 milhão de hectares da reserva, se dirigiram a Brasília esperançosos de que não prevaleça no plenário do STF o voto já dado, pelo ministro relator Carlos Ayres Britto, que manteve a demarcação em faixa contínua. Eles defendem a demarcação em ilhas, com a exclusão de fazendas, estradas e sedes de municípios.

Questionado se o grupo faria alguma manifestação também na Vila Surumu, Quartieiro respondeu com ironia: "Nosso grupo é de gente que trabalha, que  tem que pagar suas contas, e não tem tempo para participar de espetáculo para a imprensa", disse o produtor.

A Polícia Federal mantém um posto permanente na Vila Surumu desde abril deste ano e reforçou seu efetivo para garantir a segurança na reserva. Um grupo de indígenas está estrategicamente posicionado em frente à fazenda Depósito, de Quartieiro, o que pode levar a um acirramento de ânimos entre as partes. Próximo dali, em maio, funcionários do produtor balearam índios que tentavam erguer malocas nos limites da propriedade. "Não vou invadir minha própria casa. Se quiséssemos tomar aquilo à força, já tínhamos feito", comentou Dionito.


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)