Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Tucano convoca senadores para propor demissão de Parente


Tucano convoca senadores para propor demissão de Parente  - Gente de Opinião

SÃO PAULO (Reuters) - O vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), disse nesta quinta-feira que está convocando os senadores para voltarem a Brasília e discutirem a crise dos combustíveis e os protestos de caminhoneiros que realizam paralisações e bloqueios em estradas de todo o país.

O vice-presidente do Senado também criticou o que chamou de falta de ação do governo e pediu a saída do presidente da Petrobras, Pedro Parente, do cargo, segundo ele, "para o bem do Brasil".

"Estou convocando todos os senadores a retornarem a Brasília para discutirmos medidas para retirar o Brasil da crise em que se encontra. Não podemos mais esperar pela falta de ação do governo", escreveu o parlamentar em sua conta no Twitter.

"Cadê o presidente da República? Cadê o ministro de Minas e Energia? Quem fala à sociedade e fala de forma arrogante é o presidente da Petrobras. Chegaremos num tempo em que o presidente da Petrobras é quem nomeará o presidente da República? Parece que caminhamos pra isso. Se o senhor Pedro Parente não se demite, que seja demitido, pelo bem do Brasil", disse Cunha Lima, de acordo com a Agência Senado.

O parlamentar defendeu a redução de impostos e revisão da política de reajuste de preços dos combustíveis adotada pela Petrobras.

Mais cedo, a conta do Senado no Twitter informou que o presidente da Casa, Eunício Oliveira (MDB-CE), convocou reunião de líderes para às 19h desta quinta-feira e a liderança do DEM na Casa disse que o presidente do Senado convocou sessão para a sexta-feira. Eunício havia deixado Brasília e estava em Fortaleza, mas está retornando para a capital.

Caminhoneiros fazem nesta quinta-feira o quarto dia seguido de protestos em todo o país contra o custo elevado de impostos no preço do diesel. O governo do presidente Michel Temer anunciou nesta semana que zeraria a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) sobre o diesel assim que o Congresso aprovasse a reoneração da folha de pagamento de alguns setores da economia.

Na quarta, Parente anunciou em entrevista coletiva a redução em 10 por cento do preço do diesel nas refinarias por 15 dias. A Câmara dos Deputados, também na quarta, aprovou a reoneração da folha e incluiu, contra a vontade do governo, a isenção do PIS/Cofins sobre o diesel. A medida vai agora ao Senado.

Essas medidas, no entanto, não levaram os caminhoneiros a suspenderem a paralisação. Representantes da categoria estão reunidos com membros do governo nesta tarde.

Por Eduardo Simões

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)