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Política - Nacional

VARIG diz que vai demitir 5.500 funcionários


Agência O Globo RIO e BRASÍLIA - A Varig informou nesta sexta-feira, à tarde, que demitirá 5,5 mil funcionários dentro de seu processo de reestruturação. Em nota, a companhia informa que manterá 3.985 funcionários do total de 9.485 que trabalham no Brasil. O plano de recuperação da empresa previa anteriormente a manutenção de 1,5 mil a 2 mil trabalhadores. A companhia aérea informa que os funcionários estão sendo avisados do desligamento por seus superiores e, em casos excepcionais, por carta. A Varig diz manter o compromisso de contratação desses mesmos funcionários com a retomada do crescimento da frota e a conseqüente ampliação de sua malha. No aeroporto de Cumbica, em São Paulo, funcionários entraram em greve por tempo indeterminado para protestar contra as demissões e pelos direitos dos funcionários desligados. Com isso, alguns vôos foram cancelados, como aqueles com destino a Frankfurt, Nova York, Porto Alebre e Fortaleza. Clique e saiba mais. Os funcionários da Varig receberam na manhã desta sexta-feira comunicado do presidente Marcelo Bottini anunciando o início do processo de demissões. "Hoje damos início a uma das mais importantes fases do projeto de reestruturação da nossa Varig, promovendo a adequação do quadro funcional da empresa às reais necessidades das operações do momento", afirmou Bottini no comunciado enviado por e-mail aos funcionários. Segundo a nota, "os desligamentos começam a ser comunicados pessoalmente a vocês por suas chefias e, nos casos de funcionários que não têm local físico de trabalho, por correspondência enviada à residência de cada um". A empresa também diz que a reestruturação do quadro de funcionários não vai atingir as operações da Varig nem de seu plano de milhagem Smiles. "O Programa Smiles também não sofrerá alterações e os passageiros vão poder continuar a fazer uso e creditar suas milhas." A companhia informa que atualmente voa para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Recife, Manaus (rotas no Brasil), Frankfurt e Buenos Aires (no exterior) com um total de 10 aeronaves. Além desses, a empresa opera a ponte aérea Rio de Janeiro/São Paulo diariamente. A companhia mantém vôos extras para a Europa e América do Sul e um diário para Miami e Nova York em dias alternados. A Nova Varig diz que decidiu focar nos serviços de atendimento ao cliente, operação e manutenção. A companhia diz ainda estar "discutindo com os sindicatos representativos de seus funcionários as alterações necessárias nos acordos coletivos de trabalho, para que as rescisões contratuais se enquadrem no estabelecido pelo plano de recuperação judicial aprovado por todos os seus credores. Vem sendo dada prioridade à documentação relativa à liberação do FGTS e do seguro desemprego." Ainda não se sabe de onde viriam os recursos para pagar os funcionários. Só para quitar os quatro meses de salários atrasados a companhia precisaria de R$ 106 milhões. Esse valor deve mais do que dobrar se considerados os custos com as demissões. Uma proposta enviada pela empresa aos sindicatos do setor dizia que seriam necessários R$ 253 milhões para mandar embora todos os empregados da empresa no Brasil. O Sindicato Nacional dos Aeroviários pediu ao Ministério Público do Rio de Janeiro o bloqueio dos US$ 75 milhões depositados na conta da Varig, após a companhia propor liberação do FGTS e do seguro-desemprego e acertar o restante depois. A VarigLog adquiriu a companhia em leilão no dia 20 de julho. Na antiga Varig, que deverá passar a se chamar Nordeste e vai operar apenas uma linha, Congonhas-Porto Seguro, a estimativa é de aproveitamento de 50 funcionários.

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