Quarta-feira, 24 de maio de 2017 - 00h15
Rio Grande do Sul 247 - A vereadora Eleonora Broilo (PMDB) fez comentários ofensivos aos nordestinos em sessão pública realizada na última segunda-feira (22) na Câmara de Vereadores de Farroupilha (RS). Na mesma sessão, Raul Herpich (PDT) criticou os deputados gaúchos e afirmou que eles "mal e mal falam entre si" para defender os interesses do Estado, ao contrário dos "nordestinos, que se unem e levam todas as vantagens porque sabem fazer política". Eleonora então respondeu que “os nordestinos sabem se unir para roubar”.
Numa discussão sobre a crise política do país, na qual o presidente Michel Temer (PMDB) é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça, e diversos políticos, inclusive gaúchos, são citados em escândalos envolvendo desvios de dinheiro público, ela resolveu se manifestar:
“Em relação a nordestino saber fazer política, não sei se eu concordo muito. Eu acho que os nordestinos sabem muito bem se unir, sim, para roubar. Eles sabem se unir para ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo, plenamente”, disse Eleonora.
Prosseguindo na generalização, ela afirmou que “os nordestinos seriam um povo propenso à corrupção” e ironizou a maneira como os nordestinos falam: “Talvez até eles não saibam falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha. Nisso eu concordo”.
No Facebook, a vereadora diz que sua fala foi descontextualizada. "Nesse sentido, manifestei-me com referência exclusivamente aos políticos nordestinos – e não ao povo nordestino –, ocasião em que efetivamente fiz considerações desabonatórias ao seu modo – dos políticos nordestinos, reitera-se – de fazer política. Em nenhum momento minha fala, veiculada num espaço político, se referiu ao povo nordestino”, se defendeu Eleonora.
Já a Câmara de Vereadores de Farroupilha afirmou que "em razão da repercussão que ocorre via redes sociais, e veículos de comunicação, sobre a manifestação da vereadora Eleonora Broilo na sessão do dia 22 de maio deste ano, tomará as medidas estabelecidas no Regimento Interno e Código de Ética deste Poder Legislativo. A Câmara deverá abrir um processo na Comissão de Ética contra a parlamentar.
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação
Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r