Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Zanin: versão de Palocci sobre Lula é falsa e visa destravar delação


247 - O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Lula, ressalta em vídeo divulgado nas redes sociais que o depoimento do ex-ministro Antonio Palocci, prestado nesta quarta-feira 6 ao juiz Sergio Moro, "não merece nenhuma credibilidade".

Segundo Zanin Martins, Palocci mudou sua versão sobre os fatos, numa comparação com o depoimento prestado em maio. O ex-ministro depôs sobre processo referente a um terreno onde seria construído o Instituto Lula, que segundo os investigadores teria sido dado como propina da Odebrecht ao ex-presidente.

"É importante dizer que, logo no início da audiência, o Ministério Público reconheceu que está negociando um acordo de delação premiada. Então esta é uma versão em que ele nitidamente busca destravar esse acordo", diz Zanin. "Ele apresentou uma nova versão apenas para obter esse benefício. Ele está sob intensa pressão, está preso", lembra.

O advogado relatou que Palocci levou na audiência "anotações" e "frases prontas num papel", como se estivessem "ensaiadas", para fazer suas acusações. Uma delas foi a expressão "pacto de sangue". O depoimento, lembra ainda Zanin, "foi prestado por um co-réu, sem compromisso de contar a verdade".

O advogado diz ainda que "esta versão de hoje é incompatível com versões apresentadas por outros réus, como Emilio Odebrecht, que prestou depoimento com o compromisso de dizer a verdade".


Zanin: versão de Palocci sobre Lula é falsa e visa destravar delação - Gente de Opinião

Gente de Opinião

Zanin: Palocci ensaiou discurso e
levou anotações com frases de efeito

Do blog de Dimas Roque – Para ao advogado do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin, o depoimento ontem, 06, dado pelo ex-ministro Antônio Palocci teria sido ensaiado antes e sua atua versão se contradiz ao que teria afirmado anteriormente em juízo no mês de maio.
 
Cristiano chega a afirmar que a expressão “pacto do sengue” dita durante o interrogatório estava escrita em um papel o Palocci a usou porque já era algo premeditado anteriormente.
Outro fato pegou a todos de surpresa na audiência de ontem. Já no início, o ministério público reconheceu que está negociando um acordo de delação premiada com Palocci. Então, o que se acredita é que o depoimento de ontem teria sido combinado e serviria para destravar o acerto.
 
“Ele veio hoje aqui com frases e expressões prontas, anotas em um papel para poder dizer durante a audiência”, disse Cristiano Zanin. Que lembrou ainda que tudo o que foi dito ontem pelo ex-ministro não tem, juridicamente, compromisso com a verdade. Ele poderia dizer o que bem entendesse, sem que as mentiras pudessem ser usadas para prejuízo próprio.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)