Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008 - 12h06
Amanda Mota
Agência Brasil
Manaus - Ainda estão desaparecidos pelo menos 18 passageiros do barco Almirante Monteiro, que saiu de Alenquer (PA) com destino a Manaus e naufragou por volta das 22h de ontem (20), de acordo com informações do 9º Distrito Naval da capital amazonense. O acidente ocorreu depois que a embarcação se chocou com uma balsa não identificada que navegava em sentido oposto.
O choque aconteceu próximo da localidade Novo Remanso (AM), no município de Itacoatira, na margem esquerda do Rio Amazonas, a cerca de 250 quilômetros da capital.
Segundo a assessoria de comunicação do 9º Distrito Naval de Manaus, ainda não se sabe exatamente quantos passageiros estavam sendo transportados. Uma outra balsa que estaria a serviço da Polícia Civil do Amazonas encontrava-se nas proximidades e conseguiu resgatar 92 pessoas.
O comandante da embarcação informou ter partido da cidade de Alenque com 70 passageiros e 12 tripulantes, mas, devido a outros embarques ao longo do trajeto, ele estimou que cerca de 110 pessoas estavam a bordo. De acordo com a direção do 9º Distrito Naval de Manaus, a embarcação está normalmente inscrita e regularizada na Capitania dos Portos e é utilizada para transporte de passageiros e de carga.
"Estamos todos empenhados nas buscas. A Marinha, a Capitania dos Portos e o pessoal do 9º Distrito Naval estão dedicados a encontrar os desaparecidos. No local já estão mergulhadores e dois helicópteros para ajudar no resgate", disse o tenente Lenílton Araújo.
O mês de fevereiro é caracterizado pelas fortes chuvas que são registradas no Norte do país, entre dezembro e maio, período chamado de inverno na região. Mas, apesar da possibilidade de influência das chuvas no Rio Amazonas, ainda não se conhecem as causas do acidente.
A Marinha do Brasil informou, em nota, que um inquérito administrativo será instaurado para apurar o ocorrido, sob a coordenação da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental. O inquérito terá prazo inicial de 90 dias para ser concluído, podendo ser prorrogado por até um ano.
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), titular na Comissão de Viação e Transportes na Câmara dos Deputados, participou nesta quinta-feir
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) foi destaque no programa Fala Rondônia, transmitido em nível estadual pelo Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC). A
Deputada Ieda Chaves propõe Política de Conscientização e Prevenção da Depressão em Pessoas Idosas
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou, recentemente, a Indicação N.º 8443/2024 para a criação de uma Política Estadual de Consc
Alunos da Escola João Bento da Costa promovem debate crítico no plenário da Assembleia Legislativa
Nesta quinta-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se transformou em um espaço de aprendizado e reflexão, recebendo a