Audiência realizada nesta quinta-feira (18/6), na Segunda Vara do Trabalho de Porto Velho, definiu diretoria e conselho para condução da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), para os próximos quatro anos.
Na audiência presidida pelo juiz do trabalho substituto, Carlos Antonio Chagas Junior, as partes resolveram compor-se de forma a mesclar interesses divergentes, compondo chapa única e definindo a composição da diretoria proclamada e eleita por aclamação, para dirigir a entidade a partir do dia 1/7/2015, com encerramento do mandato em 30/6/2019.
Segundo o juiz foi um grande acontecimento para a direção da FIERO. Eles impetraram com o processo durante o recesso regimental na justiça do trabalho. Definido algumas limitárias, a direção da FIERO estava sobre a responsabilidade da Justiça do Trabalho desde dezembro de 2014. "foi nomeado um laudo perícial, que as duas chapas divergentes disputavam a inscrição no período eleitoral, e depois de diversos meses ali trabalhando, chegaram a um acordo, e compuseram uma chapa que vai dirigir a entidade nos próximos quatro anos".
A advogada Flora Maria Ribas de Araújo argumentou que ambas as partes são beneficiadas com o acordo, que envolveu uma questão eleitoral resolvida em audiência na 2ª Vara do Trabalho. "Resolvida essa questão, as atividades da fiero estão em pleno vapor a partir já de primeiro de julho com a posse da nova diretoria que se constituiu em razão dessa composição das duas chapas que concorriam e em razão desse litígio que havia surgido ficou tudo suspenso", conclui a advogada.
O advogado José Alves Pereira Filho, falou que a presença da Justiça do Trabalho foi justificada devido ao registro de alguns entraves na disputa eleitoral para a diretoria e conselho da FIERO. "Em reunião histórica, o conselho de representante da FIERO conseguiu trazer todas as partes interessadas para firmar acordo hoje homologado na Justiça do Trabalho", ressalta Filho.
O presidente eleito da FIERO, para o próximo mandato, Marcelo Thomé da Silva de Almeida, é enfático ao falar que o acordo homologado pela Justiça do Trabalho pacifica a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia e demonstra o grau de maturidade e consciência de todos os envolvidos na importância do fortalecimento da Federação e na reconstrução das relações institucionais com os entes públicos e governamentais. "Todos demonstraram a união e força que a industria de Rondônia tem e que a partir de agora permitirá que a federação se posicione no patamar que lhe cabe de importância e representatividade de maneira a contribuir com o desenvolvimento do estado e para o fortalecimento dos sindicatos e das indústrias de Rondônia", finaliza Thomé.
Fonte: Ascom/TRT14 (Alberto Alves)