Pelo menos 25 produtores rurais da BR-319 reuniram-se ontem (1°), informalmente, com a diretoria da Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM), na sede da Fazenda Porto Seguro (Km 38), na expectativa de receber dos dirigentes informações sobre o andamento da licitação dos serviços de extensão da rede de energia elétrica para a região.
A reunião, inicialmente marcada por um certo grau de tensão, foi habilmente conduzida pelo presidente da Associação, Salvador Sebastião Fagundes (Gaúcho), que pediu um pouco mais de paciência dos associados até que o coordenador estadual de Programa Luz para Todos, José Carlos Carregaro, retorne de Brasília, e esclareça os motivos pelos quais os serviços não foram iniciados até o último dia 31, conforme previsão do Termo de Compromisso por ele assinado com a APROCOM.
Gaúcho disse que entendia muito bem o sentimento de todos ali, e que durante esta semana deverá se encontrar com dirigentes da CERON, de quem pretende ter os esclarecimentos necessários. Ele lembrou que ninguém é obrigado a fazer compromisso com quem quer que seja, mas uma vez firmado, as partes têm o dever de cumprir e prestar contas de seus atos. “O que nos competia fazer nós fizemos, e esperamos que a CERON cumpra a parte dela”, disse lembrando que não é a primeira vez que a estatal federal deixa de honrar seus compromissos. O dirigente se referia a um outro Termo de Acordo firmado em 2006 pela CERON/Luz para Todos, também não honrado por seus diretores, e segundo o qual o sistema de energia deveria ter sido implantado naquele mesmo ano na região.
TREINANDO PARA ACALMAR
MOTORISTAS E USUÁRIOS DA BR
O produtor rural Samuel Lima (Km 37), indignado, disse que os dirigentes da CERON não respeitam ninguém, e que mais uma vez estão fazendo os produtores rurais da região de palhaços. O vice-presidente da APROCOM, Plínio Cella, tentou acalmar este e outros associados mais exaltados, e disse que esta será uma semana decisiva, e que no mais tardar até dia de 15 próximo, quando a Associação se reunirá em assembléia, muita coisa já deverá ter sido definida como proposta que a assembléia votará, não estando descartado o fechamento da BR-319. “Acalmar nosso pessoal hoje aqui, na verdade, foi um treinamento pois vamos precisar de muita habilidade para lidar com usuários da rodovia muito mais exaltados”, previu.
De acordo com o presidente, que anunciou a filiação de vários associados, para a assembléia do próximo dia 15, às 14h, na sede da Fazenda Rancho Fundo (Km 42), serão também convidados Tatiana Rodrigues da Silva, Manoel Nonato Costa Filho, Geraldo Jesus da Silva e Lenirton Luciano, entre outros, presidentes e dirigentes das principais associações que representam mais de três mil famílias de agricultores atuantes dna área da BR-319 e linhas transversais.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira.
Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)