Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Advogado rondoniense representará o Brasil em momento histórico para a democracia no Chile


Advogado rondoniense representará o Brasil em momento histórico para a democracia no Chile - Gente de Opinião

Chile escolherá o seu novo Presidente da República no próximo dia 21 de novembro. É a última eleição com as regras da ditadura, na qual serão escolhidos; presidente, deputados e senadores. A nova Constituição deve prever mais democracia, um estado plurinacional e que permita uma vida mais digna socialmente para cada cidadão. A ABRADEP tem a missão de participar do processo eleitoral dos países que possuem relações diplomáticas com o Brasil, como é o caso do nosso país irmão, o Chile que assim como o Brasil está geograficamente localizado na América do Sul.
Estão aptos a votar 14,9 milhões de chilenos no próximo domingo. O Chile utiliza um sistema a duas voltas, ou seja, possui um segundo turno caso um candidato não consiga uma maioria do voto no primeiro round em 21 de novembro. O segundo turno está marcado para 19 de dezembro. O mandato dos eleitos será de 4 (quatro) anos.

A Nova Constituição.

A nova Constituição chilena aponta o fim de uma longa era. Com 78% dos votos, os chilenos aprovaram, no dia 25 de outubro de 2020, a criação de uma nova Constituição que teve a participação de 155 parlamentares constituintes. A Carta Magna que vigorava no país era de 1980 conhecida pelos chilenos pelo período Pinochet que governou o país à mão de ferro entre 1973 e 1990.
A criação da Nova Constituição para o Chile prioriza os interesses da maioria da população, isto é, dos quase 80% de chilenos que votaram por esta possibilidade que se torna realidade após 4 décadas. O principal é que ele foi elaborado durante uma ditadura militar, o que não condiz com a atual democracia.

A vitória da aprovação de uma nova Constituição no Chile, segundo os analistas, representa uma derrota do projeto neoliberal que impera no país desde a ditadura, atravessando os 30 anos do período democrático. A ABRADEP estará presente neste momento histórico para os milhões de chilenos: A Promulgação da Carta Magna construída por todos.

A Convenção Constitucional do Chile, que carrega a tarefa de elaborar uma nova Carta Magna, terá até outubro de 2022 será composta de comissões internas e discussões temáticas com todos os eixos e segmentos da sociedade chilena.

Advogado rondoniense representará o Brasil em momento histórico para a democracia no Chile - Gente de Opinião

O que é a ABRADEP?

A ABRADEP
Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP foi fundada no dia 20 de março de 2015, em Belo Horizonte-MG. Com sede em Brasília-DF, é composta por diversos profissionais das mais variadas áreas de conhecimento (advogados, servidores da Justiça Eleitoral, professores, Juízes eleitorais, membros do Ministério Público, profissionais da comunicação social, cientistas políticos, entre outros) e tem como propósito fomentar um debate equilibrado, transparente, objetivo e qualificado sobre democracia, promovendo o estudo, a capacitação e a difusão de temas referentes ao direito eleitoral e a intersecção entre direito e política.
É um orgulho para Rondônia ter um representante na comitiva brasileira que acompanhará o processo eleitoral no Chile neste momento histórico que é a da construção da Constituição, abolindo de vez os resquícios do período ditatorial de Augusto Pinochet que perdurava na velha Constituição de 1980 da qual o ditador chileno foi o grande idealizador.

Advogado rondoniense representará o Brasil em momento histórico para a democracia no Chile - Gente de Opinião

Manoel Veríssimo possui graduação em Direito (2007) e Pós-graduação em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral (2010) ambas pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia . Mestrando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador Adjunto do Curso de Pós-graduação em Direito e Processo Eleitoral da UNIRON (2013/2014). Professor da cadeira de Direito Eleitoral da UNIRON (2015.1). Presidente do Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia - IDERO. Membro da Academia de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP. Presidente da Caixa de Assistência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia - CAARO, 2013-2015. Coordenador da Região Norte das Caixas de Assistência dos Advogados - CONCAD, 2013-2015. Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RO, 2010-2012. Vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/RO, 2013-2015. Esteve presente em 15 eventos de grande importância para o universo político e jurídico de Rondônia. Em 2017 foi agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

Dr. Manoel Veríssimo acompanhado de amigos no escritório de advocacia que atua em Porto Velho-Rondônia (Loura, Almeida & Ferreira Neto Advogados Associados). - Gente de Opinião
Dr. Manoel Veríssimo acompanhado de amigos no escritório de advocacia que atua em Porto Velho-Rondônia (Loura, Almeida & Ferreira Neto Advogados Associados).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)