Quarta-feira, 4 de abril de 2018 - 22h37
O deputado Adelino Follador (DEM), coordenará amanhã (5) a partir das 9h, audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa para discutir a Campanha da Fraternidade de 2018, que tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência”.
Segundo o parlamentar, todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) realiza e organiza a Campanha de Fraternidade, que inicia no período da quaresma e segue até o final do ano. “Este ano a CNBB planeja realizar debates em diversos pontos do país com o intuito de superar a violência que atinge tantas capitas do Brasil e amanhã realizaremos esse encontro, para contribuir com campanha”, diz Follador.
De acordo com o Padre Luís Fernando, secretário-executivo das Campanhas da Fraternidade da CNBB, a proposta deste ano é enfatizar a superação da violência, mapeando onde acontecem estes tipos de situação. Muitas são as ações que lutam pela paz, mas o movimento é pequeno para que elas ganhem notoriedade.
Escolha do tema
O que motivou a escolha do tema por parte dos bispos foi o aumento no índice de violência no Brasil. A taxa de homicídios no país é mais alta do que em países como a Síria, uma nação que está em guerra.
Em 1983 a Campanha da Fraternidade abordou a mesma temática e se constatou que no Brasil havia uma carência de mapear a zonas de maior incidência de violência. O grande fruto naquele ano foi a criação de instrumentos que garantissem um panorama da violência.
O texto base deste ano faz uma reflexão a partir de duas perspectivas: violência direta e a violência cultural. A primeira é definida como aquela que é mais evidente, como homicídios, assaltos, agressões.
Numa segunda linha, o texto-base vai falar de uma violência cultural, como nossa intolerância religiosa, preconceito racial, que são pequenas intolerâncias que vão sendo cometidas no nosso dia a dia e vão se inserindo na nossa cultura sem que percebamos.
ALE/RO - DECOM - Laila Moraes
Foto: Lusângela França
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u