Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE inicia Conferência sobre os 20 anos da Constituição Federal



Carlos Neves

A Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia iniciou na noite de quarta-feira (03), no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Porto Velho, o Ciclo de Conferências sobre os 20 anos da Constituição Federal. O evento, com duração de dois dias, está sendo possível graças à integração do Poder Legislativo com o Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Tribunal de Contas do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil -  Seccional de Rondônia. A presidência da comissão organizadora é do deputado Wilber Coimbra (PSB), sendo coordenador geral Hélder Risler, da ALE/RO.

No primeiro dia, proferiram palestras Gisele Leite, doutora em Direito pela USP (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Angélica Carlini, doutora em educação e mestre em Direito Civil pela Unesp, e Benedito Cerezzo Pereira Filho, doutor e mestre em processo civil pela Universidade Federal do Paraná. Na abertura da programação, o deputado Wilber Coimbra destacou que o evento é direcionado às pessoas que militam no campo jurídico e enalteceu a colaboração dos parceiros. O procurador de Justiça Gilberto Barbosa dos Santos, do MP-RO, observou a grandeza do evento e elogiou a iniciativa da Assembléia Legislativa, já a juíza Maria Cesarineide, presidente-eleita do TRT da 14ª Região, citou ser justa e oportuna a Conferência por ser a Constituição Federal a espinha dorsal do direito no Brasil. Celso Ceccato, da OAB-RO, disse que o propósito sempre é enriquecer os conhecimentos no campo do direito e o diretor Legislativo da ALE-RO, Adair Marsola, comentou sobre a Constituição Federal, lembrando ser considerada como a Constituição Cidadã e que é através dela que se conhecem os seus verdadeiros direitos.

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro José Gomes de Melo, fez questão de frisar que com a vigência da Constituição Federal, após 20 anos, o grande beneficiado foi o sistema de controle externo, já que o TC passou a analisar as contas, pois anteriormente só se fazia auditoria. Deixou claro que o TC-RO tem muito a comemorar com os 20 anos de vigência da Carta Magna. A desembargadora Zelite Carneiro, presidente do Tribunal de Justiça, disse que o evento propicia uma reflexão sobre o que foi feito nos últimos 20 anos. Disse que espera que os estudantes obtenham maiores conhecimentos sobra a Constituição Federal. Ressaltou que "hoje temos uma imprensa livre". Ressaltou, no entanto, que "temos 500 anos e não se parece que aprendemos a respeitar os Poderes, a independência de cada um. Observou que o Congresso Nacional produz as leis para o País e que a Assembléia Legislativa produz as leis para o Estado, que são fiscalizadas pelo Ministério Público e aplicadas pelo Judiciário. Citou a independência dos Poderes, segundo a Constituição Federal, e a divisão e funcionamento de cada um. Parabenizou a realização do evento, enfatizando que "o Brasil precisa de homens probos e que trabalhem pelo País".

Ao abordar o tema "O acesso à Justiça como direito fundamental", Gisele Leite comentou sobre os direitos fundamentais contidos na Constituição Federal e que a Carta Magna transformou os homens em cidadãos, permitindo-lhes o direito ao acesso à Justiça e até ampliando-o. A aplicação desses direitos a todos os segmentos sociais e que estabeleceu a isonomia, onde todos são iguais perante a lei. Assegurou que o acesso à Justiça é um direito de todos, reiterando que "não podemos desistir de ter direito".

Na palestra "O acesso à educação como direito fundamental" Angélica Carlini falou sobre sua experiência de 20 anos de docência. Disse estar feliz por vir para o evento promovido pela Assembléia Legislativa. Lembrou que a OAB sempre lutou pelo estado de direito e que a Constituição Federal de 1988 é resultado do fim do regime militar, não de um grande acordo como muitos falam. "A Constituição Federal é resultado de varias ideologias. Para uns, ela é bastante detalhista; para outros, sofreu muitas emendas. Há quem faça comparação com a Constituição dos Estados Unidos. Isso me irrita porque a cultura deles (norte-americanos) é bem diferente da nossa". Destacou que a CF dispõe que a educação é um direito de todos e dever do Estado, mas que a efetividade da Carta Magna se fará com o combate à desigualdade social em todos os níveis, pois hoje se judicializa para atender do cidadão a saúde e a educação. "Construir cidadania é dever de todos", completou.

Ao abordar "O processo como instrumento de garantias fundamentais" Benedito Cerezzo Pereira Filho pediu reflexão e disse que a corrupção no Brasil vai muito além do Congresso Nacional. O direito de ação é o maior direito fundamental, segundo ele, que teceu críticas a alguns cursos de direito e comentou que a reserva ética da lei é para proteger o mais fraco. "Nem todos são iguais perante a lei. Se assim fosse, o rico seria o rico e o pobre, o pobre". Fez comparativos sobre as várias Constituições brasileiras. Deu exemplos sobre a aplicação da lei, da independência e imparcialidade do juiz e fechou a palestra afirmando que "direito se exige, não se suplica".

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano prestigia elevação da comarca de Machadinho do Oeste à 2ª entrância

Deputado Alex Redano prestigia elevação da comarca de Machadinho do Oeste à 2ª entrância

Em um marco histórico para o sistema judiciário de Rondônia, o deputado Alex Redano (Republicanos) participou da solenidade que oficializou a elevaçã

Deputada Ieda Chaves articula propostas e define orçamento em R$ 17, 21 bilhões para Rondônia

Deputada Ieda Chaves articula propostas e define orçamento em R$ 17, 21 bilhões para Rondônia

Após meses de trabalho, a Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)