Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ALE-RO aprova alteração na Lei 622/11 incluindo o direito de recebimento dos honorários de sucumbência para a advocacia


ALE-RO aprova alteração na Lei 622/11 incluindo o direito de recebimento dos honorários de sucumbência para a advocacia - Gente de Opinião

Após uma incessante luta da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), a Assembleia Legislativa do Estado (ALE/RO) aprovou, na terça-feira (26), a proposição de autoria do deputado estadual Anderson do Singeperon, que altera a Lei Complementar nº 622/2011, incluindo os descontos de honorários advocatícios para fins de consignação em folha de pagamento em favor dos advogados rondonienses.

“Agradeço por demais o apoio irrestrito da nossa Casa Legislativa, nas pessoas do presidente, Maurão de Carvalho, e do deputado Anderson do Singeperon, bem como do atuante conselheiro federal Elton Assis!”, enfatiza o presidente da Seccional, Andrey Cavalcante.

A Lei Complementar nº 622, de 11 de julho de 2011, estabelece normas para consignações em folha de pagamento dos servidores públicos ativos, inativos, pensionistas e empregados públicos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Rondônia. Também cria a estrutura da Comissão Especial de Consignações (Cecon).

“A referida LC 622/2011 contemplou possibilidade de descontos honorários de odontólogo, psicólogo, médico, despesas com medicamentos e produtos farmacêuticos, plano de saúde, mensalidades escolares e despesas bancárias. O problema é que a lei não contemplou os honorários advocatícios, daí a importância da aprovação feita pela Assembleia do Estado, que trará um grande benefício aos nossos colegas advogados e advogadas”, salienta Elton.

A decisão judicial que fixar ou arbitrar honorários e o contrato escrito que os estipular são títulos e constituem crédito privilegiado na falência, concordata, concurso de credores, insolvência civil e liquidação extrajudicial.

Contudo, a alteração aprovada pela ALE-RO implica na nulidade de qualquer disposição, cláusula, regulamento ou convenção individual ou coletiva que retire do advogado o direito de recebimento dos honorários de sucumbência.

Na prática, mesmo não havendo previsão de descontos de honorários advocatícios em folha de pagamento – por força da ausência na legislação estadual 622/2011 – a Lei nº 8.906/1994 garante o direito do advogado ao recebimento dos honorários.

“Ressalto que, com o apoio do nosso conselheiro federal Elton Assis e também dos deputados da Assembleia Estadual, a aprovação realizada na ‘Casa de Leis’ tem o objetivo de incluir na Lei Complementar nº 622/11 os descontos de honorários advocatícios para fins de consignação em folha de pagamento em favor dos advogados, uma grande conquista para todos nós”, salienta Andrey.

A propositura do deputado Anderson do Singeperon atendeu solicitação feita pela OAB/RO, por meio de ofício assinado pelo presidente, Andrey Cavalcante, e pelo conselheiro federal que também é ouvidor nacional da OAB, Elton Assis.

Agora, a propositura será encaminhada ao governador do estado, Daniel Pereira, para sanção. “Tenho a certeza de que o nosso excelentíssimo governador, que também é advogado e grande parceiro da OAB/RO, irá conceder parecer favorável e sancionar a alteração legislativa, que será uma vitória de todos os profissionais da advocacia”, comenta Elton.

Constatada a sanção do governador, os honorários advocatícios serão descontados do servidor filiado mediante apresentação de autorização de assembleia sindical ou de contrato com a mesma entidade, independentemente de autorização individual. A condição de filiado será demonstrada mediante a apresentação de relação nominal por diretor do sindicato.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes

Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes

Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ

Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na

Governador sanciona lei de autoria dos deputados Ismael Crispin e Cláudia de Jesus que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais

Governador sanciona lei de autoria dos deputados Ismael Crispin e Cláudia de Jesus que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais

O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)