Quarta-feira, 11 de abril de 2012 - 17h15
Os operadores do Direito, os acadêmicos e a população em geral de Vilhena – 750 quilômetros a sul de Porto Velho – terão a oportunidade de manter contato com uma das mais exponenciais figuras nacional durante a palestra “Mecanismo de Controle das Instituições Democráticas”, que será proferida nesta quinta-feira pelo advogado, escritor e historiador Almino Afonso. Nesta palestra, Almino Afonso realça a missão do advogado como um dos pilares da manutenção do estado democrático de direito e o que são as chamadas instituições democráticas, que não devem servir a nenhuma personalidade específica, mas à sociedade de maneira geral.
A palestra com Almino Afonso está programada para as 19 horas desta quinta-feira, no auditório da Avec, em Vilhena. O coordenador do curso de Direito da AVec, Alex Luís Luengo Lopes, realça a importância do evento e convida os acadêmicos a participarem. “Tanto para os acadêmicos quanto para os profissionais é de grande importância prestigiar a palestra que será ministrada por um renomado profissional, que além de advogado é historiador e escritor”, reitera Alex Lopes.
Segundo o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA), advogado Irineu Vicente da Silva, o convite ao palestrante Almino Afonso para esse tema aos advogados do Cone Sul de Rondônia se insere nos objetivos da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil de manter a categoria sempre atualizada com os temas nacionais. “Tenho recebido do presidente da OAB, doutor Hélio Vieira, recomendação para sempre realizar palestras desse nível, para que, além de se manter atualizada sobre conjuntura e temas nacionais, conhecer um pouco da história recente do Brasil através de um de seus protagonistas. E o doutor Almino Afonso, esse humaitaense nosso vizinho, que saiu das profundezas da selva amazônica para se formar em Direito pela mais importante universidade da América Latina (a USP) e, pela sua tenaz atuação política, acabou sendo cassado pelo regime militar e passou vários anos no exílio”, acentua o diretor da ESA.
Encontro em Ariquemes
Aproveitando a ida a Vilhena, o presidente da OAB Rondônia, Hélio Vieira, realizará encontro com os advogados das subseções de Cerejeiras e Colorado, quando, além de debater os problemas da advocacia e a qualidade da prestação jurisdicional, os convidará para a palestra com Almino Afonso. Hélio aproveitará ainda o contato com os advogados do Cone Sul de Rondônia para convidá-los para o III Encontro da Advocacia regional que acontece na sexta-feira e sábado, na Subseção da OAB em Ariquemes.
A programação do encontro de Ariquemes consta de duas palestras, sessão do Conselho Seccional, com entrega de credenciais a novos advogados, colégio de presidentes de Subseções e torneio de futebol inter-subseções.
Quem é Almino Afonso
Natural de Humaitá (AM), nascido a 11 de abril de 1929, é um político brasileiro. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, foi ministro do Trabalho e Previdência Social no governo de João Goulart, de 24 de janeiro a 18 de junho de 1963. Cassado pelo Golpe de Estado de 1964, viveu no exílio por doze anos, na Iugoslávia, Uruguai, Chile, Peru e Argentina. Retornando ao Brasil em 1976, foi secretário dos negócios metropolitanos de São Paulo no governo de André Franco Montoro, época em que eclodiu o escândalo Mogigate quando cassou a permissionária dos transportes São Paulo-Mogi das Cruzes que operava desde 1940, vice-governador do estado de São Paulo na gestão de Orestes Quércia, além de deputado federal e conselheiro da república na gestão do Presidente Luis Inácio "Lula" da Silva. Foi candidato derrotado a governador em 1990, pelo PDT. No ano 2000, foi secretário Municipal de Relações Políticas do rápido governo do prefeito paulistano Régis de Oliveira. Foi assessor do Governador de São Paulo, no governo de José Serra, e posteriormente Secretário de Estado de São Paulo (Secretario das Relações Institucionais). É casado com Lygia de Brito Alvares Affonso, pai de Rui, Gláucia, Fábio e do músico Sérgio Britto (da banda Titãs). Possui suas raízes genealógicas fincadas no estado do Rio Grande do Norte, é neto do ex-senador Almino Álvares Affonso, o Grande Tribuno da Abolição dos Escravos. Também é advogado. É autor de várias obras, dentre as quais cabe destacar: "Raízes do Golpe", "Parlamentarismo, Governo do Povo" e "Almino Affonso - Tribuno da Abolição".
Fonte: OAB-RO
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti