Recursos para fazer a dragagem do leito navegável do rio Madeira, principal modal hidroviário de Rondônia para o transporte de grãos, cimento, petróleo e a maioria dos produtos consumidos e produzidos na região, principalmente nos vizinhos Acre e Amazonas, serão incluídos no orçamento do próximo ano.
A notícia foi dada hoje (20), pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), durante participação no Seminário Regional da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, para discutir os projetos de lei orçamentária 2008 e o Plano Plurianual (PPA 2008-2011), realizado na Assembléia Legislativa do Estado.
Segundo Amorim, o relator-geral do Orçamento da União para 2008, deputado José Pimentel, se comprometeu em incluir essa reivindicação. "A princípio ele disse que não constavam recursos para essa destinação, mas após nossa exposição de motivos, e a importância desse modal para a região, e por sua relação com outros grandes empreendimentos, como as usinas do rio Madeira para suprir demandas energéticas do país, o relator nos pediu que formalizasse o pedido para que seja incluído na peça orçamentária", disse Amorim. O seminário foi presidido pelo deputado-relator José Pimentel.
Amorim se disse "irmanado" com toda a bancada federal oito deputados e três senadores para destinar recursos para o Estado, à recuperação das rodovias, 364, 429, 421 e 425; para energia, saúde e obras de infra-estrutura. "A peça orçamentária da União é muito grande e muitas vezes somos cobrados pela população por incluirmos tão pouco em emendas. Dentro das atuais regras é o que podemos fazer, mas eu diria que fazemos muito mais quando nos aliamos ao governo federal, meu caso e da maioria dos parlamentares, para poder ajudar ainda mais nosso Estado. Estamos apoiando o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, aprovando medidas que injetem os recursos necessários à execução desse plano que é e será bom para o Brasil e mais ainda, acreditamos, para a consolidação de nossa Rondônia", disse Amorim.
O ciclo de seminários para discutir o orçamento e o PPA, teve início em Porto Velho e amanhã (21), será realizado em Belém (PA), as duas capitais representando a região Norte. De acordo com Amorim, o ciclo de seminários que está sendo realizado pela Comissão Mista do Congresso Nacional visa regionalizar o debate sobre o orçamento, e ampliar a participação da sociedade civil na discussão do tema, e serão promovidos, até o dia oito de outubro próximo, nas regiões centro-oeste, sudeste, nordeste e sul.
Fonte: Yodon Guedes
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)